Existem registros físicos de sua existência a partir de 1914 quando era denominado Centro Acadêmico Leopoldo Cortez (CALC) onde se abrangia a representação dos estudantes da Faculdade de agronomia e Medicina Veterinária da antiga URGS (Universidade do Rio Grande do Sul), hoje é denominado Diretório Acadêmico Leopoldo Cortez(DALC) e representa os alunos do curso de Agronomia e Zootecnia. 

O DALC vem sendo responsável por promover inúmeras atividades culturais, esportivas, educacionais e pedagógicas, além de confraternizações e muitas outras demandas estudantis, que promovam a integração entre a comunidade acadêmica. Ainda proporciona aos estudantes, palestras e cursos extracurriculares, eventos, aulas públicas, Semana Agropecuária e Semana Acadêmica.

É função do diretório acadêmico representar os estudantes na Faculdade de Agronomia, na Universidade e perante aos órgãos representativos dos estudantes do Brasil.

Em 2009 foi decidido em assembléia geral junto aos estudantes da Faculdade de Agronomia o apoio do DALC a reforma do Restaurante Universitário, para isso o DALC deixará sua atual sede para a ampliação do Restaurante Universitário. Com isso, foi negociada junto à direção da Faculdade de Agronomia a liberação de uma área para construção da nova sede do DALC, bem como junto a SUINFRA a criação de projeto arquitetônico e abertura de edital de licitação para construção da mesma. Mas em razão de cortes de gasto e dificuldades financeiras da Universidade, o projeto não foi executado. 

As dependências atuais ainda não comportarem todas as necessidades dos estudantes, mas com o objetivo de tornar o espaço mais acolhedor em 2018, a sede do DALC passa por reformas e melhorias do ambiente.

Para maiores informações visite o DALC ou entre em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou visite a nossa página no facebook através do link: https://www.facebook.com/ufrgsdalc/

Diretório Academico Leopoldo Cortez

Faculdade de Agronomia - UFRGS

104 Anos de representação estudantil