foto1
Bem-Vindo à Faculdade de Agronomia!

Agenda

Esta semanaEsta semana1144
Este mêsEste mês6004
TotalTotal213874

BRASIL  ESPAÑOL  ENGLISH

Grupos de pesquisa são liderados pelos professores do departamento em diferentes especialidades nas áreas de Entomologia, Fitopatologia, Apicultura, Biotecnologia e Manejo e Conservação de Grãos.

Os grupos e laboratórios de pesquisa contam com a participação essencial de alunos estagiários e bolsistas dos níveis de graduação e pós-graduação para o treinamento e capacitação em investigação científica. Os projetos são financiados tanto por agências públicas de fomento à pesquisa e capacitação como CNPq, CAPES, FAPERGS além de empresas do setor privado.

Em vários projetos de pesquisa há uma forte colaboração e intercâmbio com pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do país como Universidades, Embrapa, IRGA, FEPAGRO, além de instituições do exterior.

LINHAS DE PESQUISA

BIOECOLOGIA E MANEJO DE ORGANISMOS ASSOCIADOS A AGROECOSSISTEMAS
Estudo de aspectos das interações tróficas em diferentes níveis, envolvendo insetos, patógenos, inimigos naturais e plantas em sistemas agrícolas visando o manejo desses organismos.

ETIOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS DE PLANTAS
Os estudos são direcionados para a identificação de novas doenças e seus agentes causais; a quantificação de doenças e a modelagem matemática visando à descrição e comparação de epidemias; a análise dos fatores bióticos e abióticos que afetam a dispersão de agentes causais e o desenvolvimento das epidemias no tempo e no espaço; e avaliação e previsão do risco de doenças de plantas.

BIOTECNOLOGIA, RECURSOS GENÉTICOS E MELHORAMENTO VEGETAL
Estudo dos mecanismos genéticos, bioquímicos e moleculares em reposta a fatores bióticos e abióticos. Estudos de herança de caracteres de importância agronômica e uso de técnicas de biotecnologia para a criação e lançamento comercial de germoplasma com características superiores.

Copyright © 2020 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.