BRASIL  ESPAƑOL  ENGLISH

Grupos de pesquisa são liderados pelos professores do departamento em diferentes especialidades nas áreas de Entomologia, Fitopatologia, Apicultura, Biotecnologia e Manejo e Conservação de Grãos.

Os grupos e laboratórios de pesquisa contam com a participação essencial de alunos estagiários e bolsistas dos níveis de graduação e pós-graduação para o treinamento e capacitação em investigação científica. Os projetos são financiados tanto por agências públicas de fomento à pesquisa e capacitação como CNPq, CAPES, FAPERGS além de empresas do setor privado.

Em vários projetos de pesquisa há uma forte colaboração e intercâmbio com pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do país como Universidades, Embrapa, IRGA, FEPAGRO, além de instituições do exterior.

LINHAS DE PESQUISA

BIOECOLOGIA E MANEJO DE ORGANISMOS ASSOCIADOS A AGROECOSSISTEMAS
Estudo de aspectos das interações tróficas em diferentes níveis, envolvendo insetos, patógenos, inimigos naturais e plantas em sistemas agrícolas visando o manejo desses organismos.

ETIOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS DE PLANTAS
Os estudos são direcionados para a identificação de novas doenças e seus agentes causais; a quantificação de doenças e a modelagem matemática visando à descrição e comparação de epidemias; a análise dos fatores bióticos e abióticos que afetam a dispersão de agentes causais e o desenvolvimento das epidemias no tempo e no espaço; e avaliação e previsão do risco de doenças de plantas.

BIOTECNOLOGIA, RECURSOS GENÉTICOS E MELHORAMENTO VEGETAL
Estudo dos mecanismos genéticos, bioquímicos e moleculares em reposta a fatores bióticos e abióticos. Estudos de herança de caracteres de importância agronômica e uso de técnicas de biotecnologia para a criação e lançamento comercial de germoplasma com características superiores.