foto1
foto1
foto1
foto1
foto1
Bem-Vindo à Faculdade de Agronomia!


Agenda

Agenda Departamento de Horticultura

Fagro Notícias

Notícias da Faculdade de Agronomia

Guia Telefônico

Guia Telefônico

Repositório Digital

Repositório Digital

Contador de Visitas

HojeHoje163
OntemOntem225
Esta semanaEsta semana666
Este mêsEste mês7641
TotalTotal215511

BRASIL  ESPAÑOL  ENGLISH

O Departamento de Horticultura e Silvicultura da Faculdade de Agronomia da UFRGS possui as seguintes instalações para execução de suas atividades.

Em Porto Alegre na Faculdade de Agronomia

a) Laboratórios:

1. Laboratório de Horticultura – Junto ao prédio 41.210 da Faculdade de Agronomia, o laboratório é subdividido em quatro ambientes: sala de preparo, sala de processamento, sala limpa e sala de microscopia. Laboratório usado para análises biométricas e químicas de frutos, hortaliças, flores e plantas; extração de óleos essenciais por hidrodestilação; e microscopia. Área física de 150 m2.

Responsável: Profa. Magnólia S. da Silva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - (51)3308.7440.

2. Laboratório de Pós-colheita de Produtos Hortícolas – Prédio 41.304 da Faculdade de Agronomia, está equipado para análises de maturação e qualitativa de produtos frescos (frutas, hortaliças, flores) e também teores de vitamina C, açúcares totais, fenólicos totais, algumas enzimas e algumas toxinas (patulina e ochratoxina A). Área física de 150 m2 incluindo área com câmaras frias de 30 m3.

Responsável: Prof. Renar João Bender Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.- (51)3308 6064

3. Laboratório de Biotecnologia em Horticultura – Prédio 41.303 da Faculdade de Agronomia, o laboratório é composto por área de preparo de meios, área de balanças, sala asséptica (com câmaras de fluxo), sala de crescimento (com temperatura e luz controlada). Onde são conduzidos experimentos visando o estabelecimento de protocolos de propagação (macro ou micropropagação) de plantas hortícolas (frutíferas, hortaliças, flores, plantas ornamentais, medicinais, condimentares e aromáticas) e florestais. Área de física das dependências do laboratório 100 m2, acrescido de mais 76 m2 de casa de vegetação (37 m2 com sistema de nebulização).

Responsável: Prof. Claudimar Sidnei FiorEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.- (51)3308.6022

4. Laboratório de Análise de Substratos para Plantas – Está localizado no Prédio 41.303 da Faculdade de Agronomia, laboratório de referência no sul do Brasil para análises físico-químicas de substratos para plantas cultivadas em vasos, bandejas, etc....

Responsável: Prof. Gilmar Schäfer Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.– (51)3308 7436

b) Casas de vegetação e telado:

O Departamento conta ainda com quatro casas de vegetação num total de 365 m2 e um telado (com tela de sombreamento de 40%) com 126 m2, para manutenção, propagação e cultivo de espécies hortícolas e florestais.

Em Eldorado do Sul na Estação Experimental Agronômica

O Setor de Horticultura e Silvicultura da Estação Experimental Agronômica possui uma área construída de aproximadamente 2000 m2 com sala de aula para 35 alunos, laboratórios, garagem para tratores e implementos, sala para câmaras frias, depósito para adubos e substratos. A área total do setor é de aproximadamente 150 ha, sendo 40 ha utilizados com pesquisas em fruticultura e recursos florestais. Nessa área de pesquisa 20 ha são ocupados com pomares distribuídos entre citros (laranjeiras, tangerineiras, limoeiros...), rosáceas (pessegueiros, macieiras, pereiras, ameixeiras, nespereiras e damasqueiros), quivizeiros, videiras, abacateiros, caquizeiros, figueiras, pequenos frutos (mirtileiros, amoreiras-pretas, framboeseiras), nogueira-pecã e fruteiras nativas, ou parcelas experimentais com bracatinga, tungue e cedro australiano. Dispõe de borbulheira, casas de vegetação, telados e outras estruturas de apoio para a produção e o desenvolvimento inicial de mudas frutíferas.

Responsável: Prof. Gilmar Arduino Bettio Marodin Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.– (51)3308 7465

Suplente: Prof. Paulo V. Dutra de Souza - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  - (51)3308.6853.

Copyright © 2020 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.