foto1
foto1
foto1
foto1
foto1
Bem-Vindo à Faculdade de Agronomia!


Agenda

Agenda Departamento de Horticultura

Fagro Notícias

Notícias da Faculdade de Agronomia

Guia Telefônico

Guia Telefônico

Repositório Digital

Repositório Digital

Contador de Visitas

HojeHoje169
OntemOntem225
Esta semanaEsta semana672
Este mêsEste mês7647
TotalTotal215517

BRASIL  ESPAÑOL  ENGLISH

 

Dentre as principais tecnologias geradas pelo DHS citam-se:

•          Caracterização de materiais com potencial de uso como substrato hortícola.

•          Introdução e avaliação de novas cultivares com potencial econômico.

•          Definição de porta-enxertos associados a espaçamentos de plantio em citrus e drupáceas.

•          Técnicas de manejo de plantas frutíferas com ênfase em quebra de dormência, poda, sistemas de condução, raleio de frutos e nutrição.

•          Estabelecimento de protocolos para micro e macropropagação de plantas hortícolas.

•          Caracterização de recursos genéticos de plantas frutíferas, medicinais e hortaliças;

•          Definição de condições para armazenamento de frutas, hortaliças e flores.

•          Produção orgânica de frutas cítricas.

•          Produção de mudas em ambiente protegido.

As linhas de pesquisa do Departamento de Horticultura e Silvicultura vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da UFRGS são as seguintes:

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AGRONÔMICOS E AMBIENTAIS DE TECNOLOGIAS AGRÍCOLAS.

Caracterização, avaliação e análise de sistemas de cultivo na perspectiva da sustentabilidade. Sistemas de cultivo e indicadores de sustentabilidade. Análise comparada de sistemas de cultivo. Identificação e avaliação de novas culturas, agroindústrias e atividades rurais.

Estudo do comportamento de diversas culturas após a colheita; alternativas de conservação a frio para espécies hortícolas.

Estudo da fisiologia do acúmulo de substâncias de reserva, do desenvolvimento das plantas, dos mecanismos de dormência de gemas e possíveis interferências, da regulação hormonal e da aplicação de reguladores de crescimento.

Desenvolvimento de práticas de manejo, de poda e condução de plantas, visando o aumento do rendimento dos cultivos hortícolas.

Estudo da dinâmica de nutrientes no solo e na planta; eficiência na absorção de nutrientes pela planta; resposta a adição de diferentes fontes de adubos e corretivos.

Formas de adubação em diferentes sistemas de manejo do solo. Estudo de formas de adubação em cultivos sem solo.

Pesquisadores/Orientadores: Ingrid Bergman Inchausti de Barros; Renar João Bender; Gilmar Arduino Bettio Marodin; Paulo Vitor Dutra de Souza; Sergio Francisco Schwarz, Gilmar Schäfer, Magnólia Aparecida Silva da Silva

SISTEMAS DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS

Conhecimento das bases fisiológicas que permitem a análise dos diferentes processos que intervém na propagação de plantas. Análise de aspectos metodológicos que possibilitem a obtenção de mudas de qualidade. Desenvolvimento de protocolos em micro e macropropagação.

Caracterização das propriedades físicas e químicas de materiais usados como substratos e como condicionadores. Interação destas propriedades em misturas.

Técnicas para cultivo em recipientes.

Pesquisadores/Orientadores: Ingrid Bergman Inchausti de Barros, Paulo Vitor Dutra de Souza, Gilmar Arduino Bettio Marodin, Renar João Bender, Sergio Francisco Schwarz, Gilmar Schäfer, Magnólia Aparecida Silva da Silva.

RECURSOS GENÉTICOS E MELHORAMENTO.

Introdução, resgate, conservação e caracterização de recursos genéticos nativos e exóticos de plantas hortícolas com características de adaptabilidade às condições agroecológicas da região sul do Brasil.

Aplicação, adaptação e aprimoramento de técnicas para seleção e melhoramento, a campo e em laboratório, dos recursos citados acima.

Pesquisadores/Orientadores: Gilmar Arduino Bettio Marodin; Ingrid Bergman Inchausti de Barros; Sergio Francisco Schwarz, Gilmar Schäfer, Magnólia Aparecida Silva da Silva.

Copyright © 2020 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.