BRASIL  ESPAƑOL  ENGLISH

Linhas de pesquisa/ Projetos

PEDOLOGIA E USO DO SOLO (6 projetos, 3 em andamento)
Mineralogia, fatores de formação e processos pedogenéticos
Identificação e caracterização de minerais quanto a sua estrutura, propriedades físicas e químicas e estudo de sua influência no solo; caracterização de solos e sua relação com os fatores de formação e processos pedogenéticos. (3 projetos, 2 em andamento).

Levantamento pedológico e uso do solo
Desenvolvimento e utilização de técnicas de levantamento pedológico; desenvolvimento de técnicas de avaliação da aptidão agrícola e não agrícola das terras; avaliação do potencial de uso das terras e conflitos de uso. (3 projetos, 1 em andamento).

 

BIOLOGIA E BIOQUÍMICA DO SOLO (10 projetos, 7 em andamento)
Diversidade e atividade microbiana
Identificação e quantificação dos principais grupos de microrganismos do solo envolvidos na decomposição de resíduos orgânicos e de compostos xenobióticos, na ciclagem de nutrientes, no equilíbrio microbiano, na qualidade do solo e em outros processos decorrentes de diferentes manejos do solo. (6 projetos – 4 em andamento).

Fixação biológica de nitrogênio
Identificação e avaliação da fixação do nitrogênio atmosférico em sistemas simbióticos, envolvendo leguminosas e gramíneas, objetivando caracterização e seleção de genótipos quanto a sua eficiência na fixação, competitividade, especificidade e sobrevivência; identificação de fatores limitantes de ordem física, química e biológica no processo de fixação e técnicas de inoculação efetivas. (4 projetos – 3 em andamento).

QUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLO (36 projetos, 18 em andamento)
Dinâmica e disponibilidade de nutrientes e de poluentes
Dinâmica de nutrientes, de metais pesados e de defensivos no solo; seleção e calibração de métodos de análises de nutrientes e elementos tóxicos para as plantas; eficiência de absorção e utilização de nutrientes pelas plantas; degradação de resíduos agrícolas, industriais e urbanos no solo e seu efeito nas plantas, água e microorganismos (18 projetos; 8 em andamento).

Manejo de fertilizantes, corretivos, resíduos e poluentes no solo
Respostas das culturas à adição de fertilizantes, corretivos e resíduos agrícolas, industriais e urbanos; eficiência de fontes, épocas e modos de aplicação desses produtos; manejo da fertilidade em sistemas de preparo e cultivo do solo; monitoramento de áreas com descarte de resíduos, compostos e produtos químicos (11 + 7 = 18 projetos; 10 em andamento).

MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA (40 projetos, 28 em andamento)
Processos e controle da erosão e do escoamento superficial
Estudos em laboratório e campo, com chuva simulada e chuva natural para: entendimento dos processos erosivos do solo pela água da chuva e do escoamento superficial associado; obtenção de valores de parâmetros para estimativa da perda de solo por erosão hídrica por meio de modelos de predição; controle da erosão e do escoamento superficial sobre as terras cultivadas (11 projetos, 8 em andamento).

Matéria orgânica e qualidade do solo
Dinâmica e qualidade da matéria orgânica e suas relações com os demais constituintes do solo, nutrientes e defensivos agrícolas; modelagem dos processos de acumulação e perda da matéria orgânica em sistemas de manejo; atributos de qualidade do solo relacionados à produtividade das culturas e da qualidade ambiental ( 22 projetos, 14 em andamento).

Relação solo-máquina
Estudos em laboratório e campo relacionados à: tensões, deformações e compressibilidade do solo; resistência do solo à ruptura, corte, cisalhamento e penetração; modelagem de processos dinâmicos do solo; uso de máquinas agrícolas e de energia nas operações mecanizadas; qualidade física do solo; agricultura de precisão (7 projetos, 6 em andamento).