BRASIL  ESPAÑOL  ENGLISH

 

O Departamento de Zootecnia está localizado na Avenida Bento Gonçalves, número 7712, no Bairro Agronomia, nas dependências da Faculdade de Agronomia da UFRGS. Sua sede administrativa e a base física de seus docentes estão localizadas no prédio número 41501 juntamente com o Departamento de Solos.
A sede administrativa está constituída de uma recepção, sala administrativa, sala da chefia e uma sala de convivência dos professores. Nas dependências do Departamento ainda estão o Laboratório de Nutrição Animal-LNA, e Laboratório de Ensino Zootécnico - LEZO.

 

LABORATÓRIOS DO DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

 

Nome: Aviário de Ensino e Pesquisa
Responsável: Prof. Sérgio Luiz Vieira
Ramal e e-mail: 7462 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Atividades desenvolvidas: Experimentos com aves domésticas, Ensino de graduação e Pós-graduação em Nutrição, Produção e Manejo de aves domésticas.
Interação com setor produtivo. O Laboratório tem interação com o setor de produção avícola através de projetos de pesquisa e extensão.

 

Nome: Laboratório de Nutrição Animal - LNA
Responsável: Profa. Maitê Moraes Vieira
Ramal e e-mail: 6057 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Atividades desenvolvidas: Proteína bruta, gordura bruta, fibra bruta, FDN, FDA, cinzas, extrativo-não oxigenado, energia, DGM, pH, uréase, solubilidade protéica, lignina. Materiais analisados: alimentos, fezes de animais, carcaças.
Interação com setor produtivo: O LNA faz as análises acima para o setor produtivo.

Nome: Laboratório de Ensino Zootécnico – LEZO
Responsável: Profa. Andréa Machado Leal Ribeiro
Ramal e e-mail: 6854 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - 7423
Atividades desenvolvidas: Pesquisa em nutrição de animais ruminantes, monográstricos e peixes.
Interação com setor produtivo: Prestações de serviços na forma de pesquisa aplicada a nutrientes e aditivos que a indústria queira testar.

Nome: Laboratório de Aquicultura
Responsável: Prof. Leandro Cesar de Godoy e Prof. Danilo Pedro Streit Júnior
Ramais e e-mail: 7433 -
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - 6056 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - 6034
Atividades desenvolvidas: Desenvolvimento de trabalhos de pesquisa de alunos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado e Pós-Doutorado) e bolsistas de iniciação científica. Avaliação de tecnologias para transferência em trabalhos de extensão.Os alunos inseridos no laboratório participam de pesquisa com outras instituições e grupos.
Interação com setor produtivo: Laudos ictiossanitários, colônia de pescadores de Itapuã e outros.

Nome: Laboratório de Nutrição de Ruminantes - LANUR
Responsável: Prof. Harold Ospina Patino
Ramal e e-mail: 6066 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Atividades desenvolvidas: desenvolvimento de trabalhos de pesquisa de alunos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) e bolsistas de Iniciação Científica. Avaliação de tecnologias para transferência em trabalhos de extensão.
Interação com setor produtivo: avaliação de produtos e processos para empresas do setor agropecuário (MEGALAC, NUTRON, etc). Trabalhos de extensão como cooperativas e associações de produtores (COTRISAL, AFUBRA, etc).