Rastreabilidade do tambaqui de Rondônia

Desenvolvimento de um modelo de produção para pequenos e médios produtores que agregue valor no produto final, a partir do mapeamento genético dos reprodutores e a produção sustentável de tambaqui em tanques sem recirculação. Com o desenvolvimento deste modelo está sendo possível criar um selo que identificará o produto.

 

Bases Tecnológicas para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura no Brasil – Aquabrasil/EMBRAPA

A aquicultura é considerada como uma grande promessa para suprimir a lacuna existente entre a captura pesqueira mundial e a demanda por pescados, entretanto, necessita de um input de competitividade e sustentabilidade. Sua estratégia é promover um salto tecnológico na aquicultura brasileira a partir do atendimento das principais demanda da cadeia produtiva com foco na obtenção de alevinos de boa qualidade via melhoramento genético, na oferta de rações ambientalmente seguras que promovam o máximo de rendimento zootécnico com redução da carga orgânica, na identificação e no controle sanitário integrados aos sistemas de produção e cujo manejo e gestão ambiental adotem Boas Práticas de Manejo (BPMs) para assegurar a produção de alimentos passíveis de processamento agroindustrial. O projeto AQUABRASIL conta com a participação de mais de 70 pesquisadores de 10 Unidades da Embrapa, e também de várias universidades públicas e privadas, empresas de pesquisas federais e estaduais, nacionais e estrangeiras e, ainda, de institutos ligados às áreas de agricultura, aquicultura e meio ambiente.

 

Desenvolvimento de protocolos de criopreservação para o tecido ovariano e folículos ovarianos em estádio inicial de pacu (Piaractus mesopotamicus) utilizando a técnica de vitrificação

Projeto de doutorado sanduíche em parceria com a Universidade de Bedfordshire (UK)

 

Mapeamento genético da população de reprodutores de jundiá do Rio Grande do Sul

Projeto em conjunto com o Grupo de Pesquisa da LEGA da UFPel, para a verificação endogâmica dos plantéis de jundiá no estado do Rio Grande do Sul.

 

Repovoamento do tambaqui do Rio Madeira

Desenvolvimento de um modelo de repovoamento do tambaqui para o rio Madeira, a partir da construção da Usina Hidroelétrica de Santo Antônio em Rondônia.