foto1
foto1
foto1
foto1
foto1
Bem-Vindo à Faculdade de Agronomia!


Agenda

Agenda Faculdade de Agronomia

Fagro Notícias

Notícias da Faculdade de Agronomia

Guia Telefônico

Guia Telefônico

Repositório Digital

Repositório Digital

Contador de Visitas

HojeHoje176
OntemOntem225
Esta semanaEsta semana679
Este mêsEste mês7654
TotalTotal215524

BRASIL  ESPAÑOL  ENGLISH

ARTIGO: MELHORES PRÁTICAS DE TI NA FACULDADE DE AGRONOMIA DA UFRGS

Sistemas Web de gerenciamento da Faculdade de Agronomia-UFRGS

Portal Corporativo estes sistemas integram pessoas, informações e conhecimento que estão atrelados a processos organizacionais.

A função mais importante e de tornar disponíveis as informações dos quais os colaboradores da organização mais precisam, tanto de fontes internas quanto externas, e apresentá-las de forma simples e prática.

As paginas da Faculdade de Agronomia são constituídas por 6 Departamentos, 4 Pós-graduação, 2 Graduação, 16 Grupos de Pesquisa, 12 Laboratórios, 5 Setores e 2 Órgãos Auxiliares (Grupo Frota e EEA).

Neste contexto atual de modernidade as instituições principalmente aquelas que apresentam informação em tempo real, como portais de informação e de tecnologia, não podem ficar desatualizadas. Atualmente usuários da Internet esperam por resultados cada vez maiores em relação ao conteúdo e, principalmente ao tempo de consulta e atualização dos sites. Ao encontro dessa realidade, empresas têm adotado ferramentas de atualização dinâmica de informação aplicada os portais de tecnologia.

Estamos num momento que a informatização das instituições e primordial para o andamento da parte administrativa e a disseminação da produção intelectual para a sociedade.

A atualização dinâmica em portais vem a fortalecer a credibilidade da informação, pois os dados são atualizados rapidamente, há um grande ganho na manutenibilidade dos portais, além da facilidade de controle das informações e o direcionamento destas para quem realmente precisa.

As páginas estáticas aos poucos estão sendo, substituídas por sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) é conhecido pela característica de possuir uma grande quantidade de funções presentes em seus módulos.

Em nossas páginas utilizamos o Joomla que são integrados com os sistemas desenvolvidos em linguagem php com um banco de dados com MySQL.

Fácil de usar é uma das principais características destes sistemas.

Acesso de qualquer lugar com estes sistemas você poderá acessá-los de qualquer lugar de onde estiver seja no trabalho ou em casa.

A intranet permite que colaboradores de uma organização tenham acesso às tecnologias já disponíveis na internet, como é o caso do portal corporativo, o qual se constituiu em um ponto único de acesso a todos os recursos de informação e conhecimento organizacionais.

A permissão de acesso à intranet permite a gerência dos grupos de acesso dos Alunos, Funcionários. Professores e outros, garantindo a segurança necessária na utilização dos sistemas.  Cada usuário poderá ter exclusividade de acesso à determinadas funcionalidades do sistema. Através do Administrador do sistema da Instituição poderá adicionar, alterar ou excluir usuários.

Segue um resumo e integração dos sistemas com suas funcionalidades e também um exemplo das telas.

 

Sistema

Tela

Cadastro:Cadastro de alunos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários, bem como um controle de ex-alunos, ex-funcionários e ex-professores, num banco de dados único.

Integração com as páginas Alunos (em curso, egressos). Docentes e Funcionários (Titulação, Telefone, e-mail, Departamento)

Documentos:Integra as tecnologias de indexação e recuperação, visualização de conteúdo, etc.. em uma única aplicação web. Organização do acervo com classificação hierárquica de documentos em tipo. Publicação dos documentos por definição dos direitos de acesso aos documentos por grupos de usuários e tipos de documentos.

Disciplinas: O próprio professor responsável ou colaborador da disciplina disponibiliza suas aulas da Faculdade ou de casa. Ele só tem acesso as suas disciplinas cadastradas como responsável ou colaborador.

Eleições:Por grupos de usuários Docentes, Funcionários, alunos de graduação e de pós-graduação. O sistema no final da eleição gera automaticamente o resultado e controla para você não votar mais de uma vez.

Notícias:São disponibilizadas pela Faculdade, Departamentos e Pós-Graduação individualmente por grupos com autonomia das páginas.

Videoteca: sistema de busca por autor, título, data e dados de identificação todos em “streaming” com o protocolo RTSP. São visualizados pelo programa Real Media Player.

Webmail Interno:Comunicação entre alunos, professores e funcionários de um modo fácil e interativo. Pode-se também selecionar um grupo/categoria de pessoas.

 

Reserva: Constitui-se num sistema de reservas de sala (reuniões, defesa etc.), de equipamentos (Projetor Multimídia, notebook, etc.).  Neste sistema o próprio usuário faz suas reservas e ao fazer recebe um e-mail confirmando a mesma.

Isto inclui o Grupo Frota que são reservado os ônibus e vans da Universidade e também são cadastrados alguns usuários de toda a instituição.

 

Aniversários: O sistema pega o aniversariante do dia atual, e manda um e-mail com uma imagem com seu nome e dado do dia e mês. Ele manda o e-mail para todos os alunos, funcionários e professores em atividade.

Conteúdo científico: Com um sistema de busca por autor, título, ano e dados de identificação o sistema de conteúdo científico disponibiliza a produção intelectual dos professores da instituição. Integrados com página docente (CCFA: quant. de publicações) e também com a página de pós-graduação teses e dissertações e publicações com os grupos de pesquisa.

Contador: Controle de acesso por usuário, data, hora e número ip.

Multilíngue:Site acessível em diferentes línguas. Compromisso com os visitantes e clientes em vários idiomas, o site mostra confiança e credibilidade e, além disso, desenvolve o seu nome na web.

Fatos e Fotos:Fatos acontecidos durante a existência da instituição por ano e por assunto.

Relatório Multimídia – Sala de aula:Controle dos equipamentos disponíveis na sala de aula. (Projetor, Computador e Amplificador).

Atendimentos do NINFA:Controle por demanda (Manutenção de Micro, Multimida, Software,  Rede e Outros). O sistema controla o procedimento e ao termino do serviço encaminha ao solicitante um e-mail informando o encerramento do serviço.

 

Copyright © 2020 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.