foto1
foto1
foto1
foto1
foto1
Bem-Vindo à Faculdade de Agronomia!


BRASIL  ESPAÑOL  ENGLISH

ANP00104 – Metodologia da Pesquisa: A disciplina se propõe a trazer uma reflexão sobre a natureza do conhecimento e da ciência e proporcionar uma análise crítica das pesquisas em Agronegócios e temas correlatos. Também, discutir a sistematização do conhecimento científico, a formulação de hipóteses e escolha dos métodos adequados de análise e interpretação dos resultados obtidos. Por fim, a construção do objeto científico: como fazer um projeto de pesquisa. Apresentar os métodos de pesquisa nas áreas de ciências sociais aplicadas e na área de ciências naturais.

ANP00107 – Construção do Conhecimento em Agronegócios: Os agronegócios são um espaço acadêmico e científico de convergência das Ciências Humanas e Naturais. Os avanços dos agronegócios são decorrentes das pressões e das descobertas originárias e realizadas nos vários campos do pensamento e das ciências e são condicionados à evolução das práticas, dos costumes e das condições sócio-econômicas das populações. Nesta disciplina são analisados os marcos históricos e as metodologias empregadas na construção do conhecimento em agronegócios e na antecipação do seu desenvolvimento futuro". Disciplina oferecida para os cursos de Mestrado Acadêmico e para o Doutorado. Obrigatória para o Doutorado.

ANP00202 – Planejamento e Gestão de Unidades de Produção: Estudo do processo de tomada de decisão com vistas ao planejamento e gestão de unidades de produção no contexto do agronegócio, visualizando-se estas unidades de forma sistêmica e como parte integrante de cadeias e/ou redes.

ANP00205 – Métodos Estatísticos: Organização de dados e estatística descritiva: distribuições de freqüências, medidas de localização e de variabilidade. Probabilidades, distribuições discretas e contínuas. Inferência estatística, testes paramétricos e não-paramétricos. Correlação e análise de regressão. Problemas na estimação de modelos de regressão. Análise de séries temporais e números índices. Análise multivariada: análise fatorial e análise de clusters. Medidas de desigualdade e de concentração. Tópicos de programação linear.

ANP00209 – Agronegócios: conceitos e aplicações: Transformações demográficas e seus impactos nos sistemas produtivos. A emergência do fenômeno agronegocial. A necessidade de conceitos para se abordar o fenômeno agronegocial. Diferentes conceitos e abordagens para se estudar o fenômeno agronegocial. Aplicação dos conceitos e abordagens aos fenômenos agronegociais.

ANP00211 - Bioeconomia: A disciplina se propõe a discutir os principais desafios contemporâneos e futuros da sociedade, relacionados ao agronegócio, tendo como fundamento a abordagem teórica da bioeconomia e das disciplinas dela derivadas, tal como a economia ecológica. Na ótica da bioeconomia, os estoques e fluxos energéticos impõem restrições importantes à visão de crescimento econômico contínuo. Em uma sociedade que prioriza o crescimento econômico, os pressupostos bioeconômicos repercutem criticamente. Por outro lado, tais pressupostos devem ser tomados em conta na análise dos problemas contemporâneos e ao longo do tempo. Na perspectiva bioeconômica o tempo é uma variável fundamental de análise e, portanto, deve ser considerada. No contexto da abordagem da bioeconomia, as atividades de base agrícola tem um papel a desempenhar. Elas se revestem de importância pela sua condição de, embora usuárias de estoques e fluxos de energia, poderem atuar como redutoras da entropia do sistema ecológico. Desta forma, a disciplina de bioeconomia analisa os problemas relacionados ao “agro” a partir de elementos teóricos de diversos campos do conhecimento, tais como: na economia clássica e neoclássica dos mercados, nos fundamentos do pensamento bioeconômico, na física e na biologia, na teoria dos sistemas, na ecologia, na economia do meio ambiente, no campo da economia ecológica, da economia verde, da economia evolucionária, da economia da complexidade e economia fora-do-equilíbrio, fechando a discussão no contexto da “nova” bioeconomia ou biobased economics e as possibilidades e restrições tecnológicas.

ANP00212 - A disciplina de Gestão Estratégica de Custos nos Agronegócios trata das ferramentas de custos, bem dos mecanismos de formação e análise de custos por meio dos processos de identificação, mensuração, preparação e análise de informações gerenciais para serem utilizadas no processo de decisão das atividades econômicas. A disciplina visa, principalmente, gerar subsídios quanto a fundamentação do gerenciamento estratégico de custos, das técnicas e metodologias complementares ligadas à área de custos e das oportunidades da utilização das informações de custos para o planejamento e controle das atividades empresariais e determinação de estratégias eficazes de produção e de comercialização. Os estudos serão por intermédio das discussões dos principais conceitos de custos e da instrumentalização aos participantes quanto aos sistemas de custeio; análises das relações custo/volume/lucro; formação de preços de venda; alavancagem operacional; custo de oportunidade; análise dos custos na cadeia de valor e análise estratégica dos custos para processo de tomada de decisão nos agronegócios. Objetiva discutir as características do conhecimento científico na área de custos, mediante aulas colaborativas com base nos textos selecionados, realização de trabalhos acadêmicos e estudos de caso.

ANP00215 - Dinâmicas de Relacionamento no Mercado Consumidor e Comprador no Agronegócios: A disciplina trata de temas da atualidade relacionados a estudos referentes as relações desenvolvidas e mantidas nas interações de consumo principalmente de produtos do setor de agronegócios.

ANP00301 – Cadeias Produtivas da Carne: Aprofundar os conhecimentos através da informação bibliográfica especializada para entender as relações entre os diferentes segmentos que compreendem as cadeias da carne bovina, suína e avícola, integrando esses conhecimentos nos diferentes estágios de desenvolvimento de cada setor. Analisar as diferentes variáveis tecnológicas relacionadas com a produção, processamento, comercialização e consumo da carne bovina, suína e de aves. Disciplina oferecida para os cursos de Mestrado Acadêmico e para o Doutorado.

ANP00402 – Interdisciplinaridade no Ensino e na Pesquisa em Agronegócios: Esta disciplina tem como objetivo abordar a interdisciplinaridade no ensino e na pesquisa em agronegócios. Aspectos ligados à história, às motivações, às barreiras e às formas de estudo e ensino da interdisciplinaridade são os elementos centrais a serem trabalhados na disciplina. Disciplina oferecida para os cursos de Mestrado Acadêmico e para o Doutorado.

ANP00405 – Tópicos Avançados em Agronegócios I: Através da literatura científica contemporânea, as fronteiras do conhecimento nos campos de pesquisa relevantes aos agronegócios serão identificadas e analisadas, estabelecendo-se a sua pertinência geopolítica regional, nas dimensões cultural, tecnológica, ambiental, logística, social e econômica.

ANP00408 – Gestão da Inovação nas Cadeias Agroindustriais: Inovação e competitividade. Fatores e mecanismos institucionais, competitivos e organizacionais associados a inovação e ao desenvolvimento tecnológico na agroindústria. Características e dinâmica da inovação nas cadeias agroindustriais. Ferramentas de desenvolvimento de novos produtos e processos nas cadeias agroindustriais.

ANP00414 – Tópicos Avançados em Agronegócios II: A disciplina serve de fórum para discussão das idéias e motivações dos candidatos qualificados ao doutorado em Agronegócios, como apoio à escolha e formulação dos seus respectivos projetos de tese. A partir da identificação dos respectivos focos de interesse dos candidatos matriculados na disciplina, são analisadas as correntes de pensamento contemporâneas potencialmente pertinentes aos campos de pesquisa escolhidos. Exercícios de formulação de projetos de tese são realizados, com ênfase na busca de definição dos objetivos e da metodologia da pesquisa.

ANP00415 – Qualidade e Certificação no Agronegócio: Aprofundar os conhecimentos, através da informação bibliográfica especializada, quanto aos aspectos mercadológicos da segurança alimentar presentes na cadeia produtiva de produtos de origem animal e as diretrizes para a implantação do sistema de qualidade no agronegócio. Estudo dos principais mecanismos e ferramentas para o estabelecimento de programas de garantia da qualidade e certificação.

ANP00416 -  Mercados e Comercialização de Produtos Agroindustriais: Conceitos e características dos mercados agrícolas e agroindustriais. Intervenção governamental. Tópicos de Economia Institucional: Economia dos Custos de Transação, Nova Economia Institucional, Contratos e Direitos de Propriedade. Estruturas de Mercado, Teoria dos Jogos e Comportamento Estratégico. Sistemas e cadeias agroindustriais e arranjos produtivos. A disciplina tem como objetivos: (a) discutir os diferentes conceitos e interpretações sobre mercados agrícolas e agroindustriais e sobre o papel desempenhado pela intervenção governamental; (b) refletir sobre os conceitos e as influências do ambiente institucional no mercado de produtos agroindustriais; (c) apresentar e analisar as estruturas de mercado baseado na teoria microeconômica tradicional e moderna; (d) destacar os conceitos de sistemas e cadeias agroindustriais e arranjos produtivos.

ANP00514 – Gestão Ambiental do Agronegócio: Serão abordados os principais temas relacionados à gestão ambiental no agronegócio, entre eles: conceitos pertinentes e histórico da gestão ambiental no Brasil, os principais instrumentos de gestão ambiental, as exigências legais (legislação ambiental) aplicadas às principais cadeias produtivas do Estado e certificação ambiental.

ANP00515 – Seminários em Agronegócios: Conceitos atuais em agronegócios. As perspectivas do agronegócio no Brasil e Mundo. Os estudos contemporâneos no agronegócio.

 

Copyright © 2019 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.