foto1
foto1
foto1
foto1
foto1
Bem-Vindo à Faculdade de Agronomia!


BRASIL  ESPAÑOL  ENGLISH

BIOECOLOGIA E MANEJO DE ORGANISMOS ASSOCIADOS A AGROECOSSISTEMAS 
Estudo de aspectos das interações tróficas em diferentes níveis, envolvendo insetos, patógenos, inimigos naturais e plantas em sistemas agrícolas visando o manejo desses organismos.

BIOTECNOLOGIA, RECURSOS GENÉTICOS E MELHORAMENTO VEGETAL
Estudo dos mecanismos genéticos, bioquímicos e moleculares em reposta a fatores bióticos e abióticos. Estudos de herança de caracteres de importância agronômica e uso de técnicas de biotecnologia para a criação e lançamento comercial de cultivares.

ECOLOGIA DE PLANTAS DANINHAS E FISIOLOGIA DE HERBICIDAS
Analisa as interações fisiológicas e bioquímicas dos herbicidas com as plantas daninhas e cultivadas e suas inter-relações com o ambiente, para otimizar a atividade desses produtos químicos na agricultura.

ETIOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA DE DOENÇAS DE PLANTAS
Estudos voltados à identificação de doenças e seus agentes causais;  quantificação e modelagem matemática de doenças; análise de fatores que afetam a dispersão de agentes causais e  desenvolvimento de epidemias, previsão de risco de doenças de plantas.

FISIOLOGIA DA PRODUÇÃO
Estudos de ecofisiologia associados a práticas culturais de diferentes espécies produtoras de grãos. Ênfase no conhecimento das relações plantas x ambiente e no comportamento morfo-fisiológico resultante desta interação.  

RELAÇÕES CLIMA-PLANTA
Necessidades climáticas das plantas cultivadas. Respostas das plantas a disponibilidades e estresses climáticos. Modelos agrometeorológicos de crescimento e rendimento de culturas. Micrometeorologia de cultivos. Cultivos protegidos. 

RESISTÊNCIA DE DOENÇAS EM PLANTAS
Estudos dos mecanismos genéticos, bioquímicos e moleculares que ocorrem nas plantas em resposta a fatores bióticos e abióticos.

SENSORIAMENTO REMOTO E GEOPROCESSAMENTO APLICADOS À AGROPECUÁRIA
Sensoriamento remoto orbital e em superfície para estimar parâmetros agronômicos e agrometeorológicos. Respostas espectrais, índices de vegetação e suas aplicações em safras agrícolas. Espacialização e análise de dados georreferenciados. 

SISTEMAS DE CULTIVO E TECNOLOGIAS AGRÍCOLAS
Caracterização, avaliação e análise de sistemas de cultivo agrícola na perspectiva da sustentabilidade. Análise de sistemas de produção agrícola e indicadores de sustentabilidade. Geração de tecnologias agrícolas.

SISTEMAS DE PROPAGAÇÃO DE PLANTAS
Conhecimento das bases fisiológicas que permitem a análise dos diferentes processos que intervém na propagação das plantas. Análise de metodologias que possibilitem a obtenção de mudas de qualidade. Desenvolvimento de protocolos em micro e macropropagação.

TENDÊNCIA E VARIABILIDADE CLIMÁTICAS APLICADAS À AGRICULTURA 
Estudo da variabilidade do clima e seus impactos na agricultura. Aplicação de previsões climáticas na agricultura. Análise de propabilidade e tendência (mudança) de elementos meteorológicos.

 

 

Copyright © 2020 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.