foto1
foto1
foto1
foto1
foto1
Bem-Vindo à Faculdade de Agronomia!


Multilíngues

PortugueseSpanishEnglish

Agenda

Agenda PPG Fitotecnia

Fagro Tube

Guia Telefônico

Guia Telefônico

Repositório Digital

Repositório Digital

Apoio

CAPESCNPqFAPERGS

Contador de Visitas

HojeHoje37
OntemOntem44
Esta semanaEsta semana123
Este mêsEste mês1270
TotalTotal53464

BRASIL  ESPAÑOL  ENGLISH

O Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia oferece formação nos níveis Mestrado e Doutorado. O Mestrado iniciou suas atividades em 1965, no então Curso de Pós-Graduação em Agronomia, e o Doutorado em 1987. Ambos os níveis são credenciados pelo Ministério de Educação, com conceito "5" na última avaliação da CAPES.


O Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da UFRGS é composto de três áreas de concentração:

I)   Sistemas de produção vegetal

II) Recursos genéticos, biotecnologia e melhoramento vegetal

III) Sanidade vegetal


O Programa busca ampliar o conhecimento teórico e experiência prática dos estudantes de pós-graduação para que possam competir no mercado de trabalho, cada vez mais especializado, tanto no setor público como no setor privado. Além disto, oferece a oportunidade de interação dos estudantes com o corpo docente da Universidade em um ambiente que favorece o crescimento intelectual.

Infra-estrutura

Laboratórios:

O Programa da Pós-Graduação em Fitotecnia tem como base de sua infra-estrutura os Departamentos de Fitossanidade, Horticultura e Silvicultura, Plantas de Lavoura e Plantas Forrageiras e Agrometeorologia. Estes quatro departamentos são vinculados à Faculdade de Agronomia da UFRGS.

O PPG Fitotecnia possui acesso às áreas experimentais junto à Estação Experimental Agronômica da UFRGS, no Município de Eldorado do Sul, distante 55 km de Porto Alegre. A Estação possui uma infra-estrutura para suportar os trabalhos de campo, como recursos humanos, equipamentos e laboratórios. A EEA/UFRGS dispõe de aproximadamente 1.600 ha e se constitui num grande laboratório a céu aberto, funcionando ativamente desde sua implantação na década de 1960. A atuação conjunta dos Departamentos da Faculdade de Agronomia e da equipe da própria EEA/UFRGS possibilita uma forte vinculação entre as áreas de Fitotecnia, Solos e Zootecnia, além de outras áreas de apoio (Botânica, Ecologia, Genética, etc.) em pesquisas de caráter integrativo, abrangente e aplicado.

Os LABORATÓRIOS DE PESQUISA existentes na sede da Faculdade da Agronomia atendem a uma série de exigências de treinamento dos alunos. Os seguintes laboratórios estão em pleno funcionamento:

Laboratório de Sementes
Plantas de Lavoura - realização de ensaios com sementes e plântulas em câmaras de crescimento.

Laboratório de Cultura de Tecidos e Citogenética Vegetal
Plantas de Lavoura - exame de estruturas celulares, análise macrossômica e transformação genética.

Laboratório de Fisiologia
Plantas de Lavoura - análises químicas e bioquímicas de plantas.

Laboratório de Genética Molecular
Plantas da Lavoura - marcadores moleculares aplicados ao melhoramento de plantas.

Laboratório de Agrometeorologia 
Plantas Forrageiras e Agrometeorologia - montagem, calibração e aferição de instrumentos macro e micrometeorológicos e análise do crescimento de plantas.

Laboratório de Diagnose de Moléstias
Fitossanidade - análise de moléstias de plantas cultivadas.

Laboratório de Microbiologia Fitopatológica
Fitossanidade - análise cromossômica e genética molecular de microorganismos fitopatogênicos. Controle biológicos de fitopatógenos.

Laboratório da Fitobacteriologia
Fitossanidade - análise e experimentação com bactérias fitopatogênicas.

Laboratório de cereais de inverno
Fitossanidade - enfatiza a epidemiologia, o controle e a resistência genética aos principais patógenos dos cereais de inverno.

Laboratório de Biologia e Ecologia de Insetos
Fitossanidade - procura elucidar aspectos do ciclo de vida, estratégias de sobrevivência e de dinâmica populacional de insetos pragas e seus inimigos naturais.

Laboratório de Fitopatologia Molecular
Fitossanidade - análise e aplicação de marcadores moleculares com vistas à resistência de plantas a moléstias e transformação genética.

Laboratório de Epidemiologia de Plantas
Fitossanidade - estudo dos fatores que levam a ocorrência de epidemias em doenças de plantas através de modelagem matemática objetivando o entendimento e a previsão de doenças de plantas.

Laboratório de Fisiologia de Pós-Colheita
Horticultura e Silvicultura - análises de qualidade de produtos hortícolas, determinação de parâmetros da maturação de produtos hortícolas.

Laboratório de Biotecnologia
Horticultura e Silvicultura - rotinas de micropropagação experimental e produção da plantas hortícolas para produtores regionais.

Laboratório de Análise de Substrato
Horticultura e Silvicultura - caracterizações físicas e químicas de substratos; estudos com materiais alternativos para uso como substrato.

Laboratório da Biotecnologia Molecular em Horticultura
Horticultura e Silvicultura - aplicação de métodos de mercadores moleculares em plantas hortícolas.

Além desses laboratórios, pertencentes aos Departamentos que compõem o PPG Fitotecnia, a Faculdade de Agronomia dispõe de outros laboratórios que também auxiliam na execução dos trabalhos de pesquisa dos alunos, como o Laboratório de Análise de Solos e o Laboratório de Nutrição Animal.

Biblioteca
O PPG Fitotecnia utiliza, como acesso à informação científica, o acervo das Bibliotecas Setoriais da UFRGS, em especial da Faculdade de Agronomia, de Institutos e outras Faculdades (Botânica, Bioquímica, Farmácia, Biotecnologia, Genética, Química e Zoologia), bem como da Biblioteca Central da UFRGS. Estas possuem grande acervo especializado nas respectivas áreas e propiciam rápido e fácil acesso por parte dos discentes e docentes. Os professores e alunos têm, também, acesso facilitado aos bancos da dados (CAB, AGRINDEX, Web of Science) e ao Portal de Periódicos da CAPES para realizar consultas bibliográficas. A UFRGS também está ligada ao serviço de comutação de informações entre bibliotecas no Brasil e no Exterior, o que permite aos usuários recuperar artigos de divulgação cientifica necessários para seus estudos. 

Recursos de Informática
O PPG Fitotecnia dispõe de laboratórios computacionais para suas pesquisas e para acesso facilitado dos pós-graduandos e bolsistas ao correio eletrônico e à Internet. Os computadores contam com os principais programas de análise e processamento de dados, necessários à maioria das exigências dos estudantes. O PPG Fitotecnia também pode dispor do auxílio do Núcleo de Informática da Faculdade de Agronomia da UFRGS, para suporte físico e apoio técnico. Quando são exigidos programas ou técnicas não disponíveis no âmbito da Faculdade de Agronomia, a UFRGS dispõe do Centro de Processamento de Dados e do Instituto de Informática, do Instituto de Matemática e do Centro de Sensoriamento Remoto para suporte em casos mais específicos.

Copyright © 2020 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.