foto1
foto1
foto1
foto1
foto1
Bem-Vindo à Faculdade de Agronomia!


Multilíngues

PortugueseSpanishEnglish

Agenda

Agenda PPG Zootecnia

Fagro Tube

Guia Telefônico

Guia Telefônico

Repositório Digital

Repositório Digital

Apoio

CAPESCNPqFAPERGS

Contador de Visitas

HojeHoje82
OntemOntem69
Esta semanaEsta semana332
Este mêsEste mês1772
TotalTotal77877

BRASIL  ESPAÑOL  ENGLISH

 

RELAÇÃO DAS DISCIPLINAS - SÚMULAS

ZOO 00001 - PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL E ESTATÍSTICO BÁSICO ( 3 créditos)

Aplicação dos métodos estatísticos na análise e na interpretação de dados experimentais biológicos, com ênfase na área agronômica.

Pré-requisito: MAT 201 - Métodos Estatísticos; ou equivalente.

Profs. Concepta Margaret McManus Pimentel e Carolina Bremm

 

ZOO 00002 - PESQUISA ORIENTADA - (PRODUÇÃO ANIMAL e PLANTAS FORRAGEIRAS) ( 2 créditos)

Execução de pesquisa em laboratório, galpão de estudos metabólicos, a campo ou em biblioteca, sob supervisão do professor orientador, sobre assuntos relacionados com a área de estudo.

Professores do PPG Zootecnia

 

ZOO 00003 - TÓPICOS ESPECIAIS EM ZOOTECNIA ( 2 créditos)

Apresentação e discussão de assuntos de interesse relevantes e específicos relacionados com Zootecnia, nas áreas de Plantas Forrageiras e Produção Animal, que não são oferecidas ou tratadas em profundidade nas disciplinas regularmente oferecidas pelo Curso. Os tópicos serão oferecidos por iniciativa dos professores responsáveis e/ou por parte dos estudantes. Os conteúdos a serem oferecidos serão aprovados em instância competente e divulgados no semestre precedente àquele em que serão ministrados. Abordagens práticas de alguns assuntos poderão também ser incluídas no programa.

 

ZOO 00006 - ÁLGEBRA DE MATRIZES NA PESQUISA BIOLÓGICA ( 4 créditos)

Matrizes, Determinantes, Posto, Inversas, Sistemas Lineares e Introdução aos Modelos Lineares.

Prof. José Braccini Neto

 

ZOO 00008 - APLICAÇÃO DE MODELOS MISTOS NO MELHORAMENTO ANIMAL (4 créditos)

Avaliação genética, Matriz do numerador de parentesco e BLUP – Modelos Unicaráter e Multicaráter.

Prof. José Braccini Neto

 

ZOO 00009 - SEMINÁRIO - ( 2 crédito)

Organização, redação, divulgação, apresentação oral e discussão de trabalhos sobre assuntos relevantes à produção animal e à vida em sociedade.

Profas. Liris Kindlein e Inês Andretta

 

ZOO 00010 - ESTÁGIO ORIENTADO DE DOCÊNCIA (1 crédito)

As atividades deverão ser desenvolvidas em disciplinas de graduação preferentemente da Área de Concentração do Mestrando ou Doutorando preparando, planejando e/ou ministrando assunto(s) do conteúdo programático da disciplina de graduação, em conjunto com o regente da disciplina. A avaliação do pós-graduando é de responsabilidade do orientador e será realizada em conjunto com o regente da disciplina.

 

ZOO 00022 - REPRODUÇÃO E MELHORAMENTO DE PLANTAS ( 4 créditos)

Aspectos básicos do melhoramento de plantas. Métodos de propagação e reprodução em plantas superiores. Evolução dos sistemas reprodutivos nas espécies cultivadas. Gametogênese e fecundação. Barreiras reprodutivas. Polinização. Mecanismos de auto-incompatibilidade. Apomixia e melhoramento. Melhoramento de gramíneas apomíticas. Herança citoplasmática e macho-esterilidade. Melhoramento de espécies de fecundação cruzada com mecanismos de auto-incompatibilidade. Técnicas especiais aplicadas ao melhoramento de plantas.

Prof. Miguel Dall'Agnol

 

ZOO 00023 - AVALIAÇÃO DE FORRAGEIRAS E PASTAGENS ( 5 créditos)

Introdução e avaliação de plantas forrageiras. Planejamento e condução de avaliações. Tipos de experimentos. Fases e esquemas de avaliação. Avaliação da disponibilidade de forragem e composição botânica. Experimentos agronômicos e resposta animal. Condução de experimentos de pastejo. Delineamentos experimentais . Metodologia de computação. Estudos de suplementação em pastagens e técnicas de avaliação.

Prof. Paulo César de Faccio Carvalho

 

ZOO 00025 - CITOGENÉTICA APLICADA AO MELHORAMENTO DE PLANTAS ( 4 créditos)

Histórico da citogenética. Composição, estrutura e morfologia de cromossomos. Mitose e Meiose. Análise de pólen. Determinação do número cromossômico. Cariótipo. Bandeamento cromossômico. Hibridação "in situ" (GISH, FISH, MCFISH). Microdissecção de cromossomos. Variantes cromossômicas estruturais. Variantes cromossômicas numéricas. Linhas de adição e substituição. Cromossomos B. Segregação alterada. Poliploidia. Haploidia. Análise de genomas. Manipulação do sistema genético. Determinação da quantidade de DNA. Controle genético da meiose. Influências ambientais sobre a meiose.

Prof. Miguel Dall’Agnol

 

ZOO 00026 - SISTEMAS DE MANEJO DE FORRAGEIRAS E PASTAGENS (4 créditos)

A vegetação nativa, manejo e potencialidade para a produção animal. Diferimento de pastagens e suas implicações. Espécies animais e manipulação da vegetação na produtividade e composição das pastagnes. Dinâmica das pastagens. Potencialidade da agricultura forrageira. As espécies forrageiras como alternativa de uso de solo. Estabelecimento de pastagens. Aspectos qualitativos e quantitativos das pastagens. Estádios da planta e dieta do animal. Sistemas e métodos de pastejo. Lotação fixa e lotação variável. Forragem conservada. Suplementação em pastagens. Alternativas de pastagens. Integração lavoura-pecuária. Sistemas integrados de produção animal em pastagens. Sementes.

Prof. Paulo Cesar de Faccio Carvalho

 

ZOO 00028 - INTERFACE PLANTA-ANIMAL ( 3 créditos)

Contínuo de interações entre a planta forrageira submetida à desfolhação e o herbívoro em pastejo. Estratégias de forrageamento. Princípios e processos envolvidos na desfolhação. Mecanismos de resistência ao pastejo. Implicações da estrutura da pastagem na dinâmica da vegetação, seleção de dietas e consumo de forragem. Comportamento ingestivo e geometria do bocado. Processo de pastejo.

Prof. Paulo César de Faccio Carvalho

 

ZOO 00030 - FUNDAMENTOS DE GENÉTICA VEGETAL (3 créditos)

DNA, genes e cromossomas. Estrutura dos cromossomos. Transmissão do material genético: mitose e meiose. Fecundação, embriogênese. Alterações cromossômicas. Aneuploidias e poliploidias. Herança dissômica e possômica. Bases da variabilidade genética. Evolução. Processos evolutivos em plantas. Tipos de seleção natural. Sistemas reprodutivos nas plantas. Herança citoplasmática e macho esterilidade. Apomixia e auto-incompatibilidade. Hibridação. Barreiras reprodutivas. Estimativa da variabilidade genética em plantas através de marcadores bioquímicos e moleculares. Transformação genética.

Prof. Miguel Dall’Agnol

 

ZOO 00027 - FUNDAMENTOS DE MANEJO DE FORRAGEIRAS (2 créditos)

Considerações gerais sobre morfologia e desenvolvimento de gramíneas e leguminosas forrageiras. Nutrição mineral: redistribuição e reutilização de elementos, interações na absorção e atividade do elemento. Sinergismo e antagonismo. Análise do crescimento. Área Foliar e comunidades vegetais. Reservas de glicídios. Nitrogênio no solo e na planta. Concorrência entre culturas e pastagens. Consorciação de gramíneas e leguminosas. Discussão de praticas de manejo.

Prof. Paulo Cesar de Faccio Carvalho

ZOO 00051 - FISIOLOGIA DE PEIXES CULTIVADOS ( 3 créditos)

Noções de anatomia e histologia. Fisiologia dos peixes ressaltando osmorregulação e balanço eletrolítico; sistema cardiovascular, sistema respiratório; bioenergética e metabolismo; digestão e absorção; órgãos sensoriais; sistema nervoso central; sistema endócrino com ênfase em reprodução; sistema reprodutor; sistema renal; estresse.

Prof. Danilo Pedro Streit Júnior

 

ZOO 00054 - METABOLISMO DE MINERAIS ( 3 créditos)

Classificação dos minerais e sua presença no organismo animal. Funções gerais. Minerais essenciais e tóxicos. Metabolismo, funções e deficiências. Patogênese. Relação solo-planta-animal. Fontes. Interrelações dos minerais.

Profs. Júlio Otávio Jardim Barcellos e Maitê Vieira

 

ZOO 00055 - METABOLISMO DE VITAMINAS ( 3 créditos)

Vitaminas lipo e hidrossolúveis . Estrutura. Propriedades. Metabolismo. Funções. Deficiências. Patogênese. Fontes.

Prof. Sérgio Luiz Vieira

 

ZOO 00058 - TÉCNICAS DE PESQUISA EM NUTRIÇÃO ANIMAL EM LABORATÓRIO ( 4 créditos)

Métodos analíticos para avaliação indireta de alimentos empregados na alimentação de animais. Análise de materiais biológicos.

Profa. Maitê Vieira

 

ZOO 00060 - PRINCÍPIOS DE NUTRIÇÃO ANIMAL ( 3 créditos)

Fundamentos bioquímicos e fisiológicos da nutrição animal.

Profs. Andréa Machado Leal Ribeiro e Vivian Fischer

 

ZOO 00061 - NUTRIÇÃO DE RUMINANTES (4 créditos)

Atividade bioquímicas, fisiológicas e microbiológicas que ocorrem no trato grastro intestinal e a resposta dada pelo animal. Metabolismo dos nutrientes, princípios e fundamentos que determinam o estabelecimento das exigências nutricionais dos ruminantes. Nutrição prática comparativa das diferentes espécies de ruminantes.

Profa. Vivian Fischer

 

ZOO 00062 - NUTRIÇÃO DE NÃO RUMINANTES (4 créditos)

Digestão dos não ruminantes. Metabolismo dos princípios nutritivos orgânicos. Minerais e vitaminas. Aditivos.

Profa. Andréa Machado Leal Ribeiro

 

ZOO 00063 - MANEJO DA LACTAÇÃO (2 créditos)

Anatomia e evolução da glândula mamária. Síntese dos constituintes do leite, fatores que afetam a composição e a quantidade do leite, fisiologia e mecanismos de ordenha.

Profa. Vivian Fischer

 

ZOO 00065 - MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL ( 3 créditos)

Variação contínua, caracteres métricos, valores e médias, variância, semelhança entre parentes, herdabilidade, seleção.

Prof. Jaime Araújo Cobuci

 

ZOO 00066 - PROGRESSOS EM MANEJO DE GADO DE CORTE ( 3 créditos)

Estudos da produtividade média atual de bovinos de corte com trabalhos existentes a níveis experimentais e a níveis de propriedades particulares. Manejo das diferentes categorias animais em relação à produção e utilização das pastagens naturais, naturais melhoradas e pastagens cultivadas. Suplementação alimentar. Confinamento. Manejo para o aumento da taxa de reprodução e redução da idade de primeiro serviço para 24-26 meses e 14-15 meses. Manejo e engorde de novilhos. Características a serem selecionadas. Benefícios na utilização de cruzamentos e formação de raças compostas. Comportamento animal em relação às condições ambientais; comportamento social entre animais e seus efeitos na produção .

Prof. José Fernando Piva Lobato e Júlio Otávio Jardim Barcellos

 

ZOO 00068 - FISIOLOGIA ANIMAL ( 3 créditos)

Estudo dos fenômenos vitais nos animais superiores com base na estrutura celular e mecanismos físico-químicos que governam os diferentes sistemas: intergumentar, muscular, endócrino, nervoso, circulatório, digestivo, urinário e reprodutor.

Prof. Alexandre de Mello Kessler

ZOO 00070 - BIOENERGÉTICA APLICADA À NUTRIÇÃO ANIMAL I

Princípios gerais de bioenergética clássica. Relação com o animal em produção e sistemas de medida das perdas e ganhos de energia por estes. A utilização da energia da dieta e os métodos de estabelecer o destino da energia consumida pelo animal.

Pré-requisito: ZOO 00059.

Prof. Alexandre de Mello Kessler

 

ZOO 00075 - CIÊNCIA DA CARNE DAS ESPÉCIES DE INTERESSE ZOOTÉCNICO (4 créditos)

                A carne como um dos principais produtos de origem animal deve ser estudada de forma a propiciar aos produtores e consumidores o permanente aperfeiçoamento nos itens que compõem a sua qualidade. Ao final da disciplina o aluno será capaz de:

1.   Reconhecer os fatores que afetam a qualidade da carne

2.   Conhecer a tecnologia associada à produção de carne de qualidade

3.   Diagnosticar problemas e propor soluções em projetos de produção e comercialização de carne

Prof. Jaime Urdapilleta Tarouco.

 

ZOO 00076 - SISTEMAS DE PRODUÇÃO EM BOVINOS DE CORTE (4 créditos)

Aprofundar os conhecimentos através da informação bibliográfica especializada para entender e a relação entre os efeitos da nutrição sobre os processos fisiológicos que controlam a função reprodutiva e sobre a curva de crescimento dos bovinos, integrando esses conhecimentos nos diferentes sistemas de produção de bovinos de corte; analisar as diferentes variáveis tecnológicas relativas aos processos de produção; inserção dos sistemas de produção dentro da cadeia produtiva da carne bovina.

Prof. Júlio Otávio Jardim Barcellos

ZOO 00077 - METABOLISMO DE PROTEÍNAS (3 Créditos)

Metabolismo de proteínas e sua importância na produção animal.

Profa. Vivian Fischer.

 

ZOO 00078 - CRESCIMENTO ANIMAL (4 créditos)

Aprofundar os conhecimentos através da informação bibliográfica especializada para entender os processos que determinam o crescimento dos animais, as mudanças no tamanho, a forma e composição da estrutura corporal, a curva de crescimento  e o ganho de peso. Esse aprofundamento conduz a um entendimento do crescimento desde as alterações celulares até o  produto final destinado às populações humanas. Serão considerados os aspectos relacionados com a manipulação do crescimento através de repartidores de nutrientes, alterações entre nutrientes e implantes hormonais. Os fenômenos que determinam a composição do ganho corporal em diferentes tipos de tecidos no processo de terminação dos animais de abate também serão analisados.

Prof. Júlio Otávio Jardim Barcellos

 

ZOO 00079 - A PRODUÇÃO ANIMAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA (3 créditos)

1.A domesticação dos animais e sua contribuição para o bem estar do homem. 2. Preocupações do homem relativas aos produtos de origem animal na sua dieta. 3. Competição entre homem e animal por alimento em um mundo de recursos escassos. 4. Substâncias não nutrientes na dieta animal e seu impacto na vida do homem. 5. A produção animal e o meio ambiente. 6. Industrialização e globalização da produção animal. 7. Qualidade e segurança dos alimentos de origem animal. 8. Bioética: bem estar animal, direitos dos animais, e preocupações provenientes com o avanço da biotecnologia. 9. Toxinas fúngicas, resíduos e contaminantes naturais e seu impacto na produção animal. 10. Produção animal integrada em sistemas de utilização sustentável de recursos. 11. Cuidados com o bem estar dos animais e seu impacto na qualidade dos alimentos de origem animal.

Prof. Sergio Luiz Vieira

 

ZOO 00080 - APLICAÇÃO DO SOFTWARE SAS NA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL (4 créditos)

Aplicação do programa computacional SAS para análise estatística de dados provenientes da experimentação animal.

Profs. José Braccini Neto e Concepta McManus Pimentel

 

ZOO 00082 - BEM ESTAR ANIMAL E SEUS REFLEXOS NA QUALIDADE DO PRODUTO ANIMAL (3 créditos)

Histórico e conceito de bem estar, relação com mercado da carne, princípios gerais do estresse, dor, sofrimento, comportamento dos animais (descrição e avaliações), medidas de bem estar. Problemas relacionados com interação homem-animal e entre animais, com manejo na fazenda, transporte, manejo pré-abate e abate. Reflexos do manejo sobre a qualidade do produto final. Exigências dos mercados e mudanças nos sistemas de produção. Avaliação das possibilidades de inclusão de conceitos e medidas de bem estar na pesquisa com animais.

Profa. Vivian Fischer

 

ZOO 00085 - PRODUÇÃO E MANEJO DE OVINOS EM SISTEMAS PASTORIS (3 créditos)

Estudo da interação animal e ambiente  pastoris, considerando o conhecimento de princípios de manejo, comportamento ingestivo, estratégia de pastejo e consumo de diferentes categorias de ovinos. Planejamento e execução de programas alimentares e prática de manejo de pastagem para ovinos. Estudos de sistemas de produção ovina. Capacitação em pesquisa na área de produção e manejo de ovinos em sistemas pastoris.

Prof. César Henrique Espírito Candal Poli

 

ZOO 00086 - FORMULAÇÃO DE RAÇÕES (3 créditos)

Exigências nutricionais. Valor econômico dos alimentos. Métodos manuais para formulação de rações. Programação linear. Rações de custo mínimo. Rações de lucro máximo. Rações de máximo desempenho. Custo de oportunidade.

Profs. Alexandre de Mello Kessler e Luciano Trevizan

 

ZOO 00091 - APLICAÇÃO DE MODELOS NO MELHORAMENTO ANIMAL II (4 créditos)

                Análise de daos longitudinais, categóricos e marcadores tendo por objetivo a avaliação genética de animais. Estimação de parâmetros genéticos. Estatística bayesiana com aplicação no melhoramento animal.

Prof. José Braccini Neto

 

ZOO 00092 - REPRODUÇÃO COMERCIAL DE ESPÉCIES MIGRATÓRIAS DE PEIXES SUL-AMERICANAS (2 créditos)

Desenvolvimento dos conceitos de reprodução para espécies migradoras de cunho comercial, abordando os aspectos zootécnicos relacionados a esta atividade.

Prof. Danilo Pedro Streit Júnior

 

ZOO 00093 - PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EM BASE DE DADOS ELETRÔNICA (2 créditos)

Proporcionar aos alunos de pós-graduação da instituição a utilização de diversas bases de dados e recursos eletrônicos disponíveis para acesso à informação científica, incentivando o enriquecimento científico dos grupos de pesquisa.

Profa. Maitê de Moraes Vieira

 

ZOO 00094 - BANCOS DE MATERIAL GENÉTICO REPRODUTIVO DE PEIXES NEOTROPICAIS (2 créditos)

Desenvolvimento dos conceitos de resfriamento e criopreservação de material genético reprodutivos de espécies neotropicais, abordando os aspectos zootécnicos relacionados a esta atividade.

Prof. Danilo Pedro Streit Júnior

 

ZOO 00095 - APLICAÇÃO DE SOFTWARES DE MELHORAMENTO ANIMAL (3 créditos)

Uso das equações de modelos mistos na avaliação genética animal por meio da melhor predição linear não-viesada (BLUP). Metodologias da Máxima Verossimilhança Restrita e Bayesiana aplicada ao melhoramento animal. Compilação de software via FORTRAN. Uso de Softwares para recodificação de registros de paternidade. Uso dos softwares MTDFREML, WOMBAT, REMLF90 ou MTGSAM na estimação de componentes de (co) variância. Estimação de componentes de (co)variância por meio de modelos com uma característica e múltiplas características. Predição do valor genético com base no modelo animal. Análise de dados longitudinais no melhoramento animal via modelos de repetibilidade e de regressão aleatória.

Prof. Jaime Araujo Cobuci

 

ZOO 00096 - NUTRIÇÃO DE MAMÍFEROS CARNÍVOROS (3 créditos)

Estudo das exigências nutricionais, dos ingredientes e do metabolismo dos nutrientes para carnívoros domésticos. Leva em consideração as particularidades anatomo-fisiológicas e bioquímicas das espécies com vistas na escolha de ingredientes e nutrientes essenciais para confecção de dietas balanceadas. Técnicas de processamento e avaliação alimentos são abordadas na disciplina.

Prof. Luciano Trevizan

 

ZOO 00097 - DELINEAMENTO EXPERIMENTAL (3 créditos)

Natureza  do  erro   experimental na experimentação com animais e a campo.

Características  dos   principais delineamentos experimentais, análise e interpretação. Conhecer os principais fatores de variação  em  experimentos com animais e a campo e familiarizar os estudantes  com  os principais delineamentos experimentais usados  na pesquisa com animais e a campo.

Profa. Carolina Bremm

 

ZOO 00098 -  NUTRIÇÃO E MANEJO DE REPRODUTORES DE AVES (4 créditos)

Composição do ovo, estrutura e formação do ovo, princípios gerais de desenvolvimento do embrião das aves domésticas, variação entre ovos das diferentes espécies, movimento de nutrientes entre ovo e embrião, transporte de gases durante a incubação, custo energético do embrião, incubadoras artificiais, mortalidade embrionária nas diversas fases da incubação, manejos durante a recria, manejo durante a produção de ovos, nutrição e alimentação das reprodutoras.

Prof. Sergio Luiz Vieira

 

ZOO 00099 - FISIOLOGIA E BIOTECNOLOGIA DA REPRODUÇÃO (2 créditos)

 

Serão apresentados e discutidos conceitos atuais em biologia do desenvolvimento em mamíferos domésticos, e em fisiologia e biotecnologia da reprodução, com considerações sobre tópicos em gametogênese, fecundação e desenvolvimento embrionário pré- e pós-implantacional, desenvolvimento do concepto e fisiologia placentária, fisiologia neonatal e associação de certos eventos pré-natais com consequências pós-natais (Programação Fetal). Discutir-se-ão aspectos históricos da evolução e impacto das gerações de biotécnicas da reprodução animal (inseminação artificial, transferência de embriões, fecundação in vitro e clonagem animal) e tecnologias correlacionadas (criopreservação de gametas e embriões, ultrasonografia, transgênese, células-tronco, etc.) e perspectivas presentes e futuras de suas aplicações. Muitos destes tópicos incluirão discussões em nível de biologia celular e molecular, bioquímica e metabolismo, e fisiologia integrativa.

Prof. Marcelo Bertolini

Copyright © 2020 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.