foto1
foto1
foto1
foto1
foto1
Bem-Vindo à Faculdade de Agronomia!


Multilíngues

PortugueseSpanishEnglish

Agenda

Agenda PPG Zootecnia

Fagro Tube

Guia Telefônico

Guia Telefônico

Repositório Digital

Repositório Digital

Apoio

CAPESCNPqFAPERGS

Contador de Visitas

HojeHoje72
OntemOntem74
Esta semanaEsta semana235
Este mêsEste mês1856
TotalTotal75687

BRASIL  ESPAÑOL  ENGLISH

Tem sido um política do PPG Zootecnia estimular que seus docentes promovam viagens internacionais, visitas técnicas à institutos e organizações da sociedade civil para firmar convênios ou intercâmbios com outras instituições. Ao nível regional e nacional estão estabelecidos convênios com a ASCAR/EMATER, Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul (FARSUL), SEBRAE/RS, SENAR/RS e Fundação de Pesquisa Agronômica do RS (FEPAGRO). São desenvolvidas atividades conjuntas com outras Universidades regionais e nacionais: Universidade de Ijuí (UNIJUÍ), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal do Paraná (UFPR),  EMBRAPA, etc. No ambito privado o PPG-Zootecnia está conveniado com a Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford, com a Associação Brasileira de Aberdeen Angus e com a Associação Gaúcha de Avicultura e com a Associação de Produtores de Sementes do Sul (SULPASTO), Associação Rural de Uruguaiana e Sindicato Rural de Dom Pedrito. No âmbito internacional foram estabelecidos Convênios oficiais (CAPES-COFECUB - Projeto 684) e intercâmbios informais  com a Universidade de Wisconsin (EUA), Universidade de Auburn (EUA), Universidade da Georgia (EUA), Universidade de British Columbia (Canadá), Universidade de Western Ontario (Canadá), Department of Fisheries and Oceans Universidade de Wisconsin, Universidade da Geórgia nos EUA, Instituto Nacional de Agronomia em Paris/Grignon, INRA,  Centro de Ecologia Funcional e Evolutiva, Montpellier na França e diversas Universidades Latinoamericanas tais como Universidade de Buenos Aires, Universidade de Córdoba e os institutos de pesquisas dos países do bloco regional como  INTA- Balcarce na Argentina e  INIA , no Uruguai.   Além disto, existem os inúmeros contatos informais entre o grupo e pesquisadores nacionais e estrangeiros, muitos dos nossos ex-alunos de pós-graduação, que são traduzidos em colaboração em projetos de pesquisa, artigos em co-autoria e intercâmbio de material para análise. A seguir é realizado um detalhamento das ações com reflexos na Internacionalização do Programa:

 

Criação de um Ambiente de Convivência Internacional no PPG-Zootecnia para professores e alunos:

Está ação tem sido desenvolvida pela oportunização a partir de 2012 de treinamento em língua estrangeira (Inglês e Francês) por parte da UFRGS, de forma gratuita para todos os alunos matriculados nos programas de Pós-graduação. Além disso, é frequente a apresentação de seminários em inglês para quebrar eventuais barreiras com o idioma, seja pela presença de palestrantes internacionais ou pelos alunos que voltaram de seus treinamentos no exterior e que apresentam seus relatos no idioma do país em que estagiaram.

A oferta de disciplinas, denominadas de Tópicos Especiais, permite que docentes estrangeiros ministrem o conteúdo no seu idioma de origem. Assim, no ano de 2012 foram ministradas disciplinas em Espanhol, com docentes da Universidade de La República, do Uruguai, em inglês, com docentes da Universidade da Califórnia, da Universidade de Edinburgh, em Francês, do INRA. Dessa forma, os mecanismos de capacitação em língua estrangeira e a presença de estudantes e professores de outros países, têm criado uma convivência mais estreita para os alunos e orientadores, no sentido do aperfeiçoamento e habilidade comunicativa em inglês pela comunidade do PPG-Zootecnia.

 

Vinda de professores e pesquisadores visitantes

No ano de 2012, o programa foi contemplado com o Edital de Atração de Pesquisadores Visitantes permitindo a vinda, por um período de três anos, da pesquisadora Tiantian Zhang do Institute of Research in the Applied Natural Sciences, do Reino Unido. Além disso, visitaram o Programa pesquisadores da Texas A & M, Universidade da Califórnia e Universidade de Edinburgo, onde ministraram seminários e disciplinas no PPG-Zootecnia. 

Copyright © 2020 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.