O Prof. Alberto Vasconcellos Inda Junior, do Departamento de Solos e do PPG Ciência do Solo, é um dos integrantes do grupo internacional de pesquisa coordenado pelo Prof. Vidal Barrón, da Universidade de Córdoba, Espanha, que vem estudando as transformações do nitrogênio a partir de reações no solo promovidas pela radiação solar e seu possível efeito sobre a dinâmica de gases de efeito estuda. Este estudo consta de recente artigo, publicado no periódico “Science of the Total Environment”, intitulado “Photochemical emission and ficxation of NOx gases in soils”. As contribuições do Prof. Inda, juntamente com o Prof. José Marques Junior, da UNESP Jaboticabal, dizem respeito aos efeitos dos solos brasileiros e sua composição mineral nestes processos.

Rerportagem com o detalhamento do estudo e da participação do professor Inda, incluindo o link para o artigo, está publicada em UFRGS Ciência e pode ser acessada no endereço abaixo:

http://www.ufrgs.br/secom/ciencia/grupo-internacional-publica-estudo-pioneiro-sobre-efeito-da-radiacao-solar-no-ciclo-do-nitrogenio/