Por ocasião da solenidade de lançamento da 20ª. EXPOAGRO AFUBRA, em 28/03, na localidade de Rincão del Rey, Rio Pardo, RS, a UFRGS, por intermédio da Faculdade de Agronomia, foi homenageada com troféu comemorativo desta edição histórica, por suas contribuições à realização deste evento desde sua origem. Na oportunidade, foi destacada a contribuição do Prof. Harold Ospina Patino (in memorian), que com seu grupo de trabalho participou de praticamente todas as edições da feira, representando a FAGRO e a UFRGS.

Promovida pela Associação dos Fumicultores do Brasil, que completa 65 anos de atividades, a atual edição está programada para os dias 18 a 21 de março, no Parque de Exposições da EXPOAGRO, naquela localidade, tendo como tema central “Valorização do agricultor: do campo à cidade”. Esta feira é considerada a maior do país voltada à agricultura familiar e tem entre seus objetivos a busca de alternativas de diversificação das atividades e a valorização e manutenção das famílias no campo. Neste sentido, dados de recente pesquisa divulgada pela entidade mostram o gradativo incremento da participação de outras atividades na renda agrícola das propriedades deste setor produtivo: em 2005, em média, 75%¨da renda das propriedades do setor provinha do tabaco, enquanto em 2019 este valor foi de 46%.

Representaram a UFRGS na solenidade o diretor da FAGRO, Prof. Carlos Alberto Bissani, e o Coordenador do Grupo Frota, José Luiz Rietjens.

Fotos