Na data de 02/03, na EXPODIRETO COTRIJAL 2020, em Não-Me-Toque, RS, ocorreu o lançamento oficial de uma nova cultivar de trevo-vermelho, fruto de um trabalho de quase dez anos da parceria entre as duas instituições e a Associação Sul-Brasileira para Fomento à Pesquisa em Forrageiras (SULPASTO), da qual já resultaram oito cultivares de espécies de gramíneas e leguminosas forrageiras, disponibilizadas comercialmente aos produtores rurais.

A cultivar denominada URS (afixo UFRGS) BRS (afixo EMBRAPA) MESCLADOR é a primeira desta espécie desenvolvida no Brasil, selecionada para maior persistência e produção de forragem nas condições de clima e solo da região Sul. Por ser uma leguminosa de clima temperado, apresenta naturalmente alta qualidade da forragem produzida. Além disso, é capaz de fixar biologicamente boa quantidade de nitrogênio atmosférico, pela simbiose com bactérias específicas, reduzindo custos e eventuais riscos ao ambiente.

Na UFRGS - FAGRO, uma das líderes nacionais no melhoramento de plantas de clima temperado, o trabalho é desenvolvido no âmbito do Departamento de Plantas Forrageiras e Agrometeorologia, PPG Zootecnia e Estação Experimental Agronômica, sob a coordenação do Prof. Miguel Dall’Agnol.

O evento contou com a presença dos Ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina da Costa Dias, e da Cidadania, Onix Lorenzoni; do Governador do Estado, Eduardo Leite; do Presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo; Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho; do Presidente da EMBRAPA, Celso Moretti; do Chefe Interino da EMBRAPA Pecuária Sul, Daniel Montardo; do Presidente da SULPASTO, Edemir Baggio, e do Presidente da Cotrijal, Nei Mânica, entre outras autoridades, parlamentares, dirigentes de entidades e pesquisadores. Representando a UFRGS, participaram o diretor da FAGRO, Carlos Alberto Bissani, e os professores Miguel Dall’Agnol e André Pich Brunes.

Notícia relacionada

Folder

Fotos