Nos dias 05 e 06 de março, por ocasião do início do semestre letivo, foram conduzidas na FAGRO diversas atividades de recepção e acolhimento aos calouros de 2020/I dos Cursos de Agronomia e de Zootecnia.

No dia 05, ocorreu a solenidade oficial de Recepção aos Calouros, com a participação da direção, chefias e coordenações de órgãos da unidade, professores, servidores técnico-administrativos e representantes dos estudantes pelos diretórios acadêmicos. Após a apresentação geral de todos os presentes e da exposição, pela direção, da estrutura e funcionamento da UFRGS, FAGRO e Estação Experimental Agronômica, os calouros conheceram as principais instalações no Prédio Central e, posteriormente, caminharam até os principais prédios da unidade, para as atividades didáticas e assistência estudantil, como o RU4 e a CEFAV.

No dia 06, pela manhã, os calouros de ambos os cursos assistiram palestras do Prof. Engo. Agro. Lovois Andrade Miguel, do IEPE e PGDR / UFRGS, intituladas “História da Agricultura no Mundo” e “História da Agricultura no RS”. Posteriormente, os dirigentes do Diretório Acadêmico Leopoldo Cortez (DALC), da Agronomia, e do Diretório Acadêmico da Zootecnia “Prof. Harold Ospina Patino” (DAZOO) apresentaram as atribuições e atividades de representação, integração e apoio aos estudantes conduzidas pelas duas agremiações.

Ainda no dia 06, à tarde, sob a coordenação do TAE Marcos Luiz Hinterholz, as técnicas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Sônia Martins e Liciê Nardi, apresentaram a estrutura e os serviços prestados por este órgão aos estudantes da UFRGS, como restaurantes, casas de estudante, bolsas e benefícios PRAE, entre outros. Na sequência, ocorreram as apresentações dos representantes da empresa júnior dos estudantes de Agronomia e Zootecnia, Incentive Jr., e da Associação Atlética das Ciências Agrárias (AACA), que inclui também os estudantes de Veterinária. Por fim, estudantes formandos ou em fase final de curso expuseram suas experiências, orientações e aconselhamentos aos calouros em relação aos respectivos cursos. Participaram Giovane Krebs, Carolina Grando e Victória Di Domenico, do curso de Zootecnia, e Dionata Filippi, Larissa Campos de Sá e Ismael França, do curso de Agronomia.

As atividades de recepção e acolhimento foram organizadas pelo(a)s TAEs, secretárias e coordenadores das COMGRADs, com apoio da direção da FAGRO.

Fotos