No dia 15 de agosto de 2020, aos 87 anos, faleceu o Prof. JACQUES ANDRE LEON MARRE, Professor Titular aposentado do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFRGS. Era casado com Rafaela Bueno Marre, com quem compartilhou 47 anos de união.

            O Prof. Jacques nasceu em 15 de julho de 1933, na Normandia, França. Ainda jovem, veio ao Brasil para atuar em missão jesuítica no Recife, PE. Posteriormente, mudou-se para o Rio Grane do Sul, onde graduou-se em Filosofia e Sociologia e fez mestrado em Sociologia Rural. Na sequência, desenvolveu estudos de doutorado na Universidade de Wisconsin-Madison, EUA.

            De volta ao RS, atuou como professor do Departamento de Sociologia no IFCH, na especialidade da Epistemologia da Ciência, contribuindo para a formação de muitos de estudantes, conduzindo pesquisas em sua área de conhecimento e orientando vários trabalhos de pós-graduação. Como professor, tinha como marcas a seriedade e o rigor científico, mas não a rigidez teórica. Destacava-se pelo pensamento critativo, bom humor, abertura a todos os saberes e desejo de sempre escutar e aprender, embora muitas vezes silencioso.

            No período dos anos 1990 e meados dos anos 2000, atuou como docente colaborador do PPG Ciência do Solo, ministrando a disciplina Epistemologia da Ciência para alunos dos programas de pós-graduação da Faculdade de Agronomia. Também foi marcante seu apoio aos pós-graduandos nas questões de concepção, organização e elaboração de seus projetos de pesquisa. Assim, contribuiu significativamente para a qualificação dos alunos e dos PPGs da FAGRO, especialmente o Ciência do Solo, deixando uma lacuna quando de sua aposentadoria.

            É sempre lembrado pelos alunos como um excelente professor, por sua dedicação às aulas e demais atividades docentes e espírito de participação e colaboração. Todos que o conheceram o admiravam muito pela pessoa que foi e que agora deixa muitas saudades entre seus familiares, amigos, colegas e alunos.

            Informações adicionais sobre a vida e atuação do Prof. Jacques Marre podem ser acessadas em:

http://andesufrgs.org.br/2020/08/20/jacques-marre-presente/

Zero Hora, 24/08/2020

            Em nome da comunidade acadêmica, a Direção da Faculdade de Agronomia manifesta aos familiares e amigos do Prof. Jacques Marre seus sentimentos e solidariedade e, por oportuno, expressa o reconhecimento e os agradecimentos pelo seu trabalho e contribuições a esta instituição e à ciência brasileira.