O Prof. Aino Jacques, docente aposentado do Departamento de Plantas Forrageiras e Agrometeorologia e dos PPGs Agronomia e Zootecnia, ex-Diretor da FAGRO e Professor Emérito da UFRGS, lançou recentemente os livros “Lembranças & Saudades” e “Histórias da Minha Grande André da Rocha”.

Em “Lembranças & Saudades”, com muita riqueza, tanto de detalhes nas informações de fatos e pessoas quanto de ilustrações fotográficas, Aino relata sua história de vida, contemplando aspectos pessoais, familiares e profissionais, como professor, pesquisador, dirigente e representante de instituições e associações e produtor rural, dentro e fora do ambiente acadêmico. Boa parte da narrativa tem estreito vínculo com a história da Faculdade de Agronomia nos últimos 60 anos, pois aborda passagens desde seu tempo de estudante de graduação até sua distinção como Professor Emérito, permitindo ao leitor conhecer ou relembrar parte significativa da trajetória desta instituição, entre o final da década de 1950 até o presente.

Em “Histórias da Minha Grande André da Rocha”, Aino relata acontecimentos históricos de sua terra natal, André da Rocha, RS, como forma de conservar na memória passagens e costumes que marcaram uma época, quando ainda era um pequeno povoado pertencente a Lagoa Vermelha.

Os dois livros estão disponíveis para aquisição, cuja receita será integralmente destinada à Casa de Cultura Antonio Jacques, de André da Rocha, localizada em antiga casa de comércio que pertenceu a seu pai.

 Pedidos podem ser feitos diretamente ao autor (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou à editora Cidadela (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), nos valores de R$ 50,00 para “Lembranças & Saudades” e de R$ 25,00 para “Histórias da Minha Grande André da Rocha”.

Cumprimentos ao Prof. Aino Jacques por estas valiosas contribuições literárias!

Prof. Aino Jacques, na FAGRO, 2008.