PROFESSORES DA FAGRO RECEBEM PRÊMIO "O FUTURO DA TERRA", 2020

O Professores da Faculdade de Agronomia Egon Klamt e Aroni Sattler foram agraciados com o prêmio “O FUTURO DA TERRA”, 24ª. Edição, 2020Ao todo, são dez premiados, distribuídos dentro das categorias Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas; Inovação e Tecnologia Rural; Preservação Ambiental e Startup do Agronegócio, além do Prêmio Especial. Os vencedores foram selecionados por um colegiado especial, composto por membros do Comitê de Assessoramento Científico e Tecnológico da Área de Ciências Agrárias da FAPERGS.

O Prof. Egon Klamt, professor titular aposentado do Departamento de Solos e do PPG Ciência do Solo, foi reconhecido na categoria “Prêmio Especial”, concedido pelo conjunto da obra a pesquisador destacado e com reconhecidos méritos por sua contribuição para o avanço do conhecimento em alguma área do agronegócio. Além de sua destacada atuação na formação de recursos humanos, os trabalhos realizados pelo professor Egon e seu grupo de trabalho, no tema da gênese, classificação e mapeamento de solos, proporcionaram grandes contribuições ao conhecimento e implementação dos sistemas de classificação, mapeamento e uso dos solos brasileiros.

O Prof, Aroni Sattler, professor adjunto da área de apicultura do Departamento de Fitossanidade, foi premiado na categoria Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas, referente a pessoas e projetos que tratam a produção ao longo de toda sua cadeia, com pesquisas para melhorar tanto a produção quanto seu manejo e beneficiamento. Os trabalhos conduzidos pelo Prof. Aroni nos âmbitos da FAGRO, Estação Experimental Agronômica e setor produtivo, incluindo empresas, cooperativas e produtores, se destacam por suas significativas contribuições ao conhecimento e apoio à cadeia produtiva da apicultura no RS.

O prêmio “O Futuro da Terra” é promovido pelo Jornal do Comércio em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e concedido anualmente, desde 1997, por ocasião da EXPOINTER. Tem por objetivo homenagear pessoas e projetos que se destacam no desenvolvimento da pesquisa e da tecnologia agropecuária no Rio Grande do Sul.

Durante suas 24 edições, incluindo a atual, a FAGRO foi contemplada com 35 premiações de docentes e 5 premiações institucionais.

A solenidade de premiação desta edição ocorrerá em evento on line ao vivo durante a Expointer, no dia 30 de setembro de 2020, quarta-feira, às 15:30h.

O evento é gratuito e não exige inscrição prévia. Para assistir, basta acessar o canal do Jornal do Comércio no YouTube.

Mais informações sobre esta premiação podem ser acessadas no link abaixo:

https://fapergs.rs.gov.br/fapergs-divulga-os-nomes-dos-agraciados-com-o-premio-o-futuro-da-terra

Video da Solenidade de Premiação:

https://www.youtube.com/watch?v=ALMgh8HQ7Sk

Reportagem do JC, com links para matéria de cada cada premiado:

https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/expointer/noticias/2020/09/759272-futuro-da-terra-reconhece-a-excelencia-em-pesquisa-do-agro.html

 

Prof. Egon Klamt

 

Prof. Aroni Sattler