No dia 22/09/2020, em evento on line, ocorreram as apresentações dos trabalhos e a indicação do Prêmio Dr. Sérgio Souza Fernandes. A conferência foi organizada pelas professoras Elisa Cristina Modesto (Departamento de Zootecnia) e Amanda de Souza da Motta (Departamento Microbiologia, Imunologia e Parasitologia do ICBS/UFRGS); estudante de Zoootecnia Mariana Caroline Tavares, participante da coordenação do Diretório Acadêmico da Zootecnia Harold Ospina Patino (DAZHOP) e integrante do Grupo de Estudo em Bubalinos – UFRGS; pelo criador de bubalinos Sr. João Ghaspar de Almeida; pela Associação Sulina dos Criadores de Búfalos (ASCRIBU) e pela Família do Dr. Sérgio Souza Fernandes.

Este prêmio foi criado pela Família do Sr. Sérgio Souza Fernandes, com a intenção de incentivar a pesquisa, o ensino e a extensão na área de Bubalinocultura e a integração entre produtores e universidades do Rio Grande do Sul. O Sr. Sérgio faleceu no ano de 2019 e, como um amante da bubalinocultura, sempre desejou o fortalecimento da produção de bubalinos no Rio Grande do Sul. Desta forma, esta foi a primeira edição do Prêmio, que seria solenizado na EXPOINTER. No entanto, devido à pandemia, a alternativa foi a realização desta videoconferência. Estavam presentes produtores de bubalinos; familiares do Dr. Sérgio Souza Fernandes; Presidente da ASCRIBU, Sr. Regis Gonçalves; diretor da FAGRO, Prof. Carlos Alberto Bissani; Chefe do Departamento de Zootecnia, Prof. Vivian Fischer; Coordenador do Curso de Zootecnia, Prof. Diogo Magnabosco; Diretor da Estação Experimental Agronômica (EEA), Prof. Rafael Gomes Dionello; representantes da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB); professores da UFRGS; servidores técnicos da EEA; discentes e os alunos que enviaram os trabalhos para concorrer ao “Prêmio Dr. Sergio Souza Fernandes”, bem como seus orientadores. Também estavam presentes a esposa e filhas do Prof. Harold O. Patino, que contribuiu fortemente para a implementação dos trabalhos com bubalinos e um grande entusiasta em incentivar a extensão a as atividades junto aos produtores, em especial nos conhecimentos nutricionais e de manejo com os bubalinos.

Na oportunidade, a ASCRIBU prestou homenagens ao Prof. Harold (in memoriam) e à Profa. Elisa, por suas relevantes contribuições em prol do desenvolvimento da Bubalinocultura.

Todos os trabalhos na área de Bubalinocultura encaminhados foram elaborados por estudantes e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo a seguir relacionados:

Leite

- Proteína alergênica do leite: estudo exploratório sobre a β-caseína A1 e A2 em búfalos leiteiros – Cindy Anne Klausberger Ximenes, Bruna Valenzuela Garcia, Elisa Cristina Modesto, Thales Renato O. de Freitas (Departamento de Genética, Instituto de Biociências/UFRGS).

- Análise de inocuidade e potencial probiótico in vitro de Lactobacillus paracasei LB6,4 e Lactobacillus rhamnosus LB1.5 isolados de leite de búfala – Gabriela Merker Breyer e Amanda de Souza da Motta.

- Propriedades físico-químicas e microbiológicas do leite de búfala produzido no estado do Rio Grande do Sul, Brasil – Fernanda Marques Souza Godinho e Amanda de Souza da Motta.

Couro

- Depilação de peles de búfalos – Elis Rotilli Aguirre, Caroline Borger Agustini (Lacouro, Departamento de Engenharia Química, Escola de Engenharia/UFRGS), Elisa Cristina Modesto, Mariliz Gutterres Soares (Lacouro)

- Entrevistas em curtumes sobre a utilização do couro bubalino no Sul e Sudeste do Brasil – Douglas Soares de Oliveira, Cindy Anne Klausberger Ximenes, Elisa Cristina Modesto, Mariliz Gutterres Soares.

Manejo de bubalinos

- Manejo sanitário do rebanho bubalino da Estação Experimental Agronômica da UFRGS: relato de 2 anos de experiência – Verônica Machado Rolim, Raphaella Duarte Gimnecki, Luciana Dalla Rosa, Welden Panzieira, André Cabrera de Dalto, Elisa Cristina Modesto.

- Búfalas submetidas a pastagem de MG12 Paredão na Estação Experimental Agronômica em Eldorado do Sul no Rio Grande do Sul - Raphaella Duarte Gimnecki, Elisa Cristina Modesto, Marcelo Porto Nicola, Verônica Machado Rolim, Rafael Gomes Dionello (EEA-UFRGS).

- Produção de biodiesel a partir de sebo bubalino – Lívia de Souza Schaumlöffel, Anna Carolina Sá Dias, Mariliz Gutterres Soares.

O trabalho vencedor do “Prêmio Dr. Sérgio Souza Fernandes foi “Proteína alergênica do leite: estudo exploratório sobre a β-caseína A1 e A2 em búfalos leiteiros”, de autoria da Zootecnista Cindy Anne Klausberger Ximenes (2019/II) e da aluna Bruna Valenzuela Garcia, ambas do Curso de Zootecnia da FAGRO/UFRGS, sob a orientação da Profa. Elisa Cristina Modesto (FAGRO) e do Prof. Thales Renato O. de Freitas (IBIO).

Cumprimentos aos alunos e pesquisadores pelos excelentes trabalhos na área de Bubalinocultura e mais uma vez agradecimentos à ASCRIBU e Família do Dr. Sérgio Souza Fernandes, pelo reconhecimento, incentivo e integração entre produtores e Universidade.