Na última sexta-feira, 18/12/2020, ocorreu, via videoconferência, a solenidade de Colação de Grau da 155ª. Turma de Agronomia, com grande participação de familiares e amigos dos formandos e egressos, professores, servidores e alunos da FAGRO. Os trabalhos foram conduzidos pelo Diretor da FAGRO, Carlos Alberto Bissani e pelo Gerente Administrativo, José Alberto Cardoso do Prado. Foi uma experiência inédita para a unidade, com transmissão online aberta para toda a comunidade interna e externa, com a graduação de 23 formandos. Sete formandos, também presentes, já haviam colado grau em gabinete antecipadamente.

A Paraninfa foi a Professora Renata Pereira da Cruz, sendo homenageadas as Professoras Carla Andrea Delatorre, também Coordenadora em exercício da Comissão de Graduação em Agronomia, e Claudia Alessandra Peixoto de Barros. A Professora Ines Andretta foi eleita a Amiga da Turma. O servidor técnico-administrativo homenageado foi o Coordenador do Grupo Frota, representando todos os servidores daquele órgão. Participaram também da mesa virtual o Presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS), Engo. Agro. Prof. Paulo Rigatto, docente da UFPEL, e o Presidente do Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE), Engo. Agro. Cezar Henrique Ferreira, egresso da FAGRO.

Um dos momentos marcantes da solenidade foi a entrega da Láurea Acadêmica aos formandos Ismael França (média final 9,844) e Gabriela Petry da Silva (9,684). O formando Pedro Alexandre Sodrzeieski (9,664) havia recebido a mesma distinção em cerimônia anterior.

Outro momento marcante foi a entrega, pelos respectivos Presidentes, das distinções Diploma Mérito Acadêmico CREA-RS e Placa Mérito SENGE - Nosso Maior Projeto é Você ao formando Ismael França, por apresentar o melhor desempenho acadêmico da turma. A destacar que o Diploma Mérito Acadêmico CREA-RS foi recentemente instituído e a FAGRO teve a honra de ser a primeira instituição a receber esta distinção e de ter um de seus formandos recebendo o diploma de no. 1.

A formanda Gabriela Fedrizzi foi a juramentista e os formandos Rubiane da Campo Rubbo e Ismael França foram os oradores da turma. 

Um dos pontos mais destacados nos diversos discursos foi a recente excelente avaliação pelo MEC do Curso de Agronomia oferecido pela FAGRO, obtendo a maior nota (4,9847) no ENADE entre todos os cursos de Agronomia avaliados nos país e entre todos os cursos da UFRGS e a nota máxima 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Cabe destacar que estas avaliações são devidas, em grande parte, à participação e contribuições desta turma de formandos nos respectivos processos avaliativos.

DIPLOMADOS EM 18/12: Ana Carla Didoné, Augusto Faraco Corrêa, Barbara Krakhecker Ribas, Bruno de Oliveira Munhoz, Daisy Peres Godoy, Flávia Erthal Muller, Gabriel Wathier Almeida, Gabriela Fedrizzi, Gabriela Petry da Silva, Gunther Kollarz Neto, Halisson Barbacovi Nunes, Henrique dos Santos Dalanhol, Ismael França, Larissa Barreto Müller, Leonardo Pereira Fortes, Luciano Pinzon Brauwers, Luis Henrique Ligabue Dieter, Manuela Leal Wolf, Mariá Fischborn Baumbach, Mariana Barbosa Pereira, Maximiliano Heinrich Polo, Rodrigo dos Santos Braga e Vinícius Mendes de Araújo.

DIPLOMADOS ANTECIPADAMENTE: Angela Wermann Foschiera, Dionata Filippi, Júlia Faccin Faé, Larissa Campos de Sá, Luiza Rathke, Pedro Alexandre Sodrzeiski e Rubiane da Campo Rubbo.

Matérias relacionadas:

- Link da gravação da transmissão (a partir do minuto 16):

https://www.youtube.com/watch?v=1P8mfO522KM

- Link de notícia no Portal do CREA-RS:

https://www.crea-rs.org.br/site/index.php?p=ver-noticia&id=6672
 

- Link do vídeo da solenidade no One Drive:

https://1drv.ms/u/s!AtWwMn6OWEl9mcMM1okNtdRLR6wT5Q?e=nnr8qH