Bem-Vindo à Faculdade de Agronomia!

Guia Telefônico

Repositório Digital

Os resultados da avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), referentes ao ano de 2019, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, em 09 de dezembro de 2020, mostram os cursos de graduação em Agronomia e em Zootecnia da FAGRO/UFRGS posicionados entre os melhores cursos do país em suas áreas. O CPC é um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior e leva em consideração diferentes aspectos dos cursos de graduação, como o desempenho dos estudantes nas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a percepção dos próprios estudantes em relação ao curso quanto à organização didático-pedagógica, à infraestrutura e às oportunidades de ampliação da sua formação, além da titulação e do regime de trabalho dos professores.

O curso de Agronomia, com origem em 1898 e que obteve a maior nota (4,9847) no ENADE 2019 entre os 299 cursos da área e entre os 24 cursos da UFRGS avaliados e a 12ª. maior nota entre todos os 8.368 cursos avaliados, obteve na avaliação do CPC a nota máxima, CPC Faixa 5, com valor de CPC Contínuo de 4,0344, ficando posicionado entre os 10 primeiros cursos de Agronomia do país e os 7 primeiros entre as universidades federais e em 1º. no RS (único com CPC 5). Entre todos os cursos de Agronomia do país, apenas 12 obtiveram CPC Faixa 5.

O curso de Zootecnia, implementado em 2012 e que entre 97 cursos avaliados no ENADE ficou posicionado em 1º. lugar no RS, 2º. lugar na Região Sul e 7º. lugar no Brasil, obteve na avaliação do CPC nota na Faixa 4, com valor de CPC Contínuo de 3,805, ficando posicionado entre os 4 primeiros da UFRGS, 11 do país, 8 entre as federais e em 2º. no RS.

Os indicadores do CPC para os cursos da FAGRO são apresentados abaixo:

No Cursos Aval.

8o

4o

4

A destacar ainda que foi o calculado o CPC de 8.188 cursos de graduação de 1.215 instituições de ensino superior. Considerando todas as instituições e as modalidades, a distribuição dos cursos para cada conceito foi a seguinte: conceito 1 (mínimo) – 0,3% (25); conceito 2 – 8% (665); conceito 3 – 49,3% (4.034); conceito 4 – 39,8% (3.255); conceito 5 (máximo) – 2,6% (212).

Estes resultados são de grande relevância para a FAGRO e para a UFRGS. Certamente são frutos de toda uma longa história, de trabalho conjunto de todos seus órgãos, incluindo a Estação Experimental Agronômica, sua comunidade acadêmica, estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes, tanto da unidade como de outras unidades da UFRGS, que colaboram nas atividades dos cursos de Agronomia e de Zootecnia, bem como da Administração Central da Universidade. A destacar, de modo muito especial, os estudantes que, dedicadamente, participaram da avaliação do ENADE 2019. Também cabe reconhecer as importantíssimas contribuições das parcerias que a FAGRO e seus professores têm com muitas instituições públicas e privadas, empresas, cooperativas, associações e produtores rurais, que colaboram para a qualificada formação de seus estudantes e demais atividades da unidade.

Notícia relacionada:

Copyright © 2021 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.