Com muito pesar, a Faculdade de Agronomia noticia o falecimento do Professor KARL HEINZ MOHRDIECK, em 23/01/2021, em Porto Alegre, aos 96 anos, docente aposentado do Departamento de Plantas Forrageiras e Agrometeorologia.

O Prof. MOHRDIECK nasceu em 17/08/1924 em Porto Alegre, RS. Graduou-se Engenheiro Agrônomo na então Faculdade de Agronomia e Veterinária (FAV) da Universidade do Rio Grande do Sul, na turma de 1948, que incluía também outros futuros docentes da Faculdade e UFRGS: Carlos Miranda Garcia, João Giuglianni Filho, Paulo Dias de Castro Ramos e Ernesto Alfredo Preussler.

Iniciou sua atuação na FAV em 1955, como Auxiliar de Ensino, no Departamento de Biologia Agrícola, passando posteriormente a Professor Assistente e Adjunto. Aposentou-se, compulsoriamente, em 1994, lotado no Departamento de Plantas Forrageiras e Agrometeorologia. Muito dedicado à Agronomia, concentrou sua atuação em especial nos temas do campo nativo, pastagens cultivadas e produção animal, áreas em que tinha um especial entusiasmo, tendo participado de muitos trabalhos técnicos. Foi bolsista na Universidade de Davis, na Califórnia, pela Fundação Rockfeller. Foi também servidor público estadual do Instituto de Pesquisas Zootécnicas Francisco Osório, Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Deixa esposa, Sra. Vera Helene, os filhos Renate Mohrdieck (Médica Pediatra) e Fernando Gustavo Mohrdieck (Engenheiro Agrônomo) e a nora Luana Gonçalves (Professora Estadual). Fernando é egresso da FAGRO, do Curso de Agronomia, turma de 1983/II, e do Curso de Mestrado do PPG Microbiologia Agrícola e Ambiente e atua na Fundação Estadual de Proteção Ambiental – RS (FEPAM).

Em nome da comunidade acadêmica, a Direção da FAGRO manifesta profundos sentimentos e solidariedade à família, colegas e amigos do Prof. MOHRDIECK, neste momento de muita tristeza por imensa perda, e o reconhecimento por toda sua destacada atuação junto à Faculdade de Agronomia e demais instituições onde atuou.