Bem-Vindo à Faculdade de Agronomia!

Guia Telefônico

Repositório Digital

Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (X SBES), realizado presencialmente ao longo dos últimos 26 anos, terá sua 10ª edição excepcionalmente realizada em formato 100% on-line, para atender às exigências sanitárias relacionadas à pandemia da COVID-19.

X SBES será promovido pelo Núcleo Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, com realização pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Juazeiro/BA, em parceria com o Instituto Federal Baiano, Campus Santa Inês, e a Universidade Estadual de Santa Cruz.

“A voz dos invisíveis na sociedade e na academia”, tema do X SBES, surge da reflexão-ação pulsante de um coletivo, imerso em conflitos sociais estruturantes, no sentido de alavancar a dizibilidade e a visibilidade do solo, à luz de princípios teórico-práticos, tanto nas ações sociopolíticas cotidianas, quanto nos espaços formativos, a exemplo da “isolada” sala de aula universitária. Vivenciar a transdisciplinaridade como princípio dialógico entre professore(a)s, discentes e sociedade civil, a fim de marcar uma nova fase no exercício engajado de nossas missões, como profissionais da área de Solos, pode constituir um dos resultados do X SBES.

A programação, carinhosamente pensada pela Comissão Organizadora, contemplará palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos, oficinas e minicursos, além dos espaços de fala/escuta e planejamento.

Com entusiasmo, convidamos professores e estudantes universitários e da rede pública de Ensino, profissionais, pequeno(a)s agricultore(a)s e colaboradores de movimentos sociais e sociedade civil para coletivamente darmos voz ao solo e, por conseguinte, à vida no Planeta Terra.

“Aguardamos” vocês para, juntos, tornarmos o X SBES um evento cativante, sui generis como as flores do Sertão.

Carmem Sueze Silva Miranda
Presidente do X Simpósio Brasileiro de Educação em Solos

Link do Evento

Copyright © 2021 Copyright Faculdade de Agronomia - UFRGS Rights Reserved.