Simpósio Brasileiro de Educação em Solos (X SBES), realizado presencialmente ao longo dos últimos 26 anos, terá sua 10ª edição excepcionalmente realizada em formato 100% on-line, para atender às exigências sanitárias relacionadas à pandemia da COVID-19.

X SBES será promovido pelo Núcleo Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, com realização pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Juazeiro/BA, em parceria com o Instituto Federal Baiano, Campus Santa Inês, e a Universidade Estadual de Santa Cruz.

“A voz dos invisíveis na sociedade e na academia”, tema do X SBES, surge da reflexão-ação pulsante de um coletivo, imerso em conflitos sociais estruturantes, no sentido de alavancar a dizibilidade e a visibilidade do solo, à luz de princípios teórico-práticos, tanto nas ações sociopolíticas cotidianas, quanto nos espaços formativos, a exemplo da “isolada” sala de aula universitária. Vivenciar a transdisciplinaridade como princípio dialógico entre professore(a)s, discentes e sociedade civil, a fim de marcar uma nova fase no exercício engajado de nossas missões, como profissionais da área de Solos, pode constituir um dos resultados do X SBES.

A programação, carinhosamente pensada pela Comissão Organizadora, contemplará palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos, oficinas e minicursos, além dos espaços de fala/escuta e planejamento.

Com entusiasmo, convidamos professores e estudantes universitários e da rede pública de Ensino, profissionais, pequeno(a)s agricultore(a)s e colaboradores de movimentos sociais e sociedade civil para coletivamente darmos voz ao solo e, por conseguinte, à vida no Planeta Terra.

“Aguardamos” vocês para, juntos, tornarmos o X SBES um evento cativante, sui generis como as flores do Sertão.

Carmem Sueze Silva Miranda
Presidente do X Simpósio Brasileiro de Educação em Solos

Link do Evento