Com muito pesar, a Faculdade de Agronomia noticia o falecimento do Engo. Agro. Dr. ALBERTO MIELE, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa de Uva e Vinho (Embrapa Uva e Vinho), ocorrido em 02/03/2021, em Porto Alegre. 


O Dr. MIELE nasceu em Bento Gonçalves, RS, em 08/07/1941. Concluiu o curso de Agronomia na então Faculdade de Agronomia e Veterinária / UFRGS, na turma de 1965. Com muita dedicação e destacado trabalho na pesquisa da uva e seus derivados, atuou na Embrapa por quase 46 anos, desde a implantação da unidade de Bento Gonçalves, em 1975, sendo um dos seus primeiros pesquisadores. Neste período, também colaborou intensamente em muitas atividades de ensIno e pesquisa em parcerias com programas, docentes e pós-graduandos da FAGRO e de outras instituições congêneres, em sua área de conhecimento. Por vários anos, colaborou na Disciplina de Fruticultura Temperada do PPG Fitotecnia, na área de Fisiologia da Videira, tendo inclusive co-orientado vários estudantes de pós-graduação.   


Em nome da Comunidade Acadêmica, a Direção da FAGRO manifesta profundos sentimentos e sua solidariedade aos familiares, colegas da Embrapa, em especial do CNPUV, e amigos do Dr. MIELE, neste momento de muita tristeza por imensa perda. 


Por oportuno, manifesta também o reconhecimento e agradecimentos por todo seu trabalho e suas contribuições à FAGRO e demais instituições e pessoas com quem interagiu em sua destacada carreira.


Mais informações sobre sua formação, atuação profissional e aspectos familiares podem ser acessados em: 


https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/59756411/vitivinicultura-brasileira-perde-o-pesquisador-alberto-miele

 

Fonte: Divulgação Embrapa