No dia 23/02/21, a equipe do Grupo de Pesquisa em Ecologia do pastejo (GPEP) - UFRGS/Aliança SIPA participou do evento online de encerramento do Projeto PISA Norte, promovido pelo SEBRAE-RS. Entre os convidados, estavam parceiros do Juntos para Competir (SEBRAE, SENAR e FARSUL), produtores participantes do projeto, alunos, professores e pesquisadores da Faculdade de Agronomia/UFRGS. 

No evento foram compartilhados resultados da avaliação de sustentabilidade do Projeto PISA Norte, realizada pela equipe do GPEP/Aliança SIPA. Todas as propriedades participantes foram avaliadas ao início (ex-ante) e ao fim (ex-post) do projeto PISA Norte, com base em uma ferramenta internacional de avaliação de sustentabilidade de sistemas agrícolas e alimentares para a agricultura familiar (SAFA Smallholders).

Principais resultados da avaliação:

- O índice médio de sustentabilidade, que considera o resultado de todas as propriedades avaliadas, encontra-se entre os níveis bom e ótimo para todos os temas de sustentabilidade descritos na ferramenta SAFA.

- Ao fim do projeto, 86% das propriedades foram classificadas como sustentáveis. 

-  Novo conceito de manejo de pastagens (Pastoreio Rotatínuo) foi elencado pelos produtores entre os principais fatores promotores de mudanças nas propriedades rurais.

- O projeto PISA contribui para fortalecer a produção de leite e ao mesmo tempo promover a sustentabilidade da propriedade rural. 

E aí, se interessou pelo assunto? Gostou da temática?

Acesse a apresentação feita no evento, com mais informações a respeito do PISA, da ferramenta SAFA e da avaliação do Projeto PISA Norte no seguinte arquivo:

Evento-Encerramento-PISA-Norte-2021.pdf

Também deixamos o link para acessar boletim técnico que aborda esta temática:

https://www.aliancasipa.org/wp-content/uploads/2018/12/Boletim-Aliança-SIPA-dez-2018_compressed.pdf