Com muito pesar, a Faculdade de Agronomia noticia o falecimento, em 21/03, do Sr. JOSÉ GOMERCINDO CORREA DA CUNHA, aos 69 anos, aposentado como Capitão na carreira militar. 

                 Nascido em Santiago/RS, neto de apicultor, paralelamente sempre desempenhou atividades apícolas, com dedicação principal à criação de rainhas. Deixa a esposa Sílvia Cestari e os filhos Carlos Artur (carreira militar) e Sabrina (arquiteta).

                 O Sr. CUNHA, como era conhecido no meio apícola, teve uma história de grandes contribuições à apicultura brasileira, incluindo a função de dirigente de entidades do setor, como segue:

- Presidente da Federação Apícola do Rio Grande do Sul (FARGS), nas gestões de 2003 a 2007;

- Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), nas gestões de 2006 a 2014;

- Presidente da Comissão das Américas junto à Federação Internacional de Associações de Apicultura (APIMONDIA) nas gestões de 2011 a 2015.

                 No âmbito da FAGRO, colaborou em vários projetos em parceria com o Setor de Apicultura, do Departamento de Fitossanidade, coordenado pelo Prof. Aroni Sattler, contribuindo para melhorias da infraestrutura do referido Setor e no trabalho de apoio aos apicultores. Com os respectivos períodos, podem ser destacados os seguintes eventos, resultantes desta parceria:

- 2007 – Celebração de Protocolo de Intenções entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), com o material de ação integrada em prol do desenvolvimento da apicultura nacional e com o apoio e investimento da Fundação Banco do Brasil e parceiros institucionais, no âmbito do programa Trabalho e Renda. A partir dos aportes financeiros disponibilizados foi possível a execução de reformas e adaptações de espaços físicos do Setor de Apicultura (Prédio n°41111);  

- 2007 - Inauguração da Sala de Apicultura, com um Laboratório de Apicultura e uma sala para Sede Administrativa da CBA. A partir deste momento, durante o período de gestão do Sr. CUNHA, a CBA passou a contar com um espaço físico para gerenciar a apicultura nacional, com a infraestrutura oferecida pela UFRGS;  

- 2010 - Inauguração do Auditório Professor Emílio Schenk, com capacidade para 40 lugares e dotado de sistema informatizado para apresentações em formato digital e por teleconferência, com prioridade para eventos apícolas e utilização no ensino de graduação e pós-graduação da FAGRO. O Auditório tornou-se referência para a apicultura, pois ali acontecem as reuniões mensais da Associação Gaúcha de Apicultores (AGA) e as aulas de graduação dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Veterinária da UFRGS;

2012 – Realização do 19º Congresso Brasileiro de Apicultura, 5º Congresso Brasileiro de Meliponicultura e Expoapis, em Gramado, RS.

Entre suas principais realizações como presidente da CBA deve ser destacada a campanha nacional “MEU DIA PEDE MEL”, que tinha por objetivo aumentar o consumo de mel e ser capaz de absorver a produção, gerando negócios e desenvolvimento para toda cadeia produtiva.

Por longo período, foi também um efetivo colaborador para as atividades da disciplina de Apicultura, JGCC Rainhas.

Em nome da Comunidade Acadêmica, a Direção da FAGRO manifesta aos familiares do Sr. CUNHA seus profundos sentimentos e solidariedade por esta imensa perda, bem como também o reconhecimento e agradecimentos por todo seu trabalho e suas contribuições à FAGRO e à apicultura brasileira.

 

 

 

Link para o Arquivo de Fotos