Grupo de pesquisa tem mais de 186 artigos publicados é referência na América Latina

 

O Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro), do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia, completa 15 anos neste mês de maio de 2021. Para celebrar a data, estão previstas várias ações, incluindo um evento online denominado “Pecuária de Sucesso”, que ocorrerá no dia 27 de maio, às 18h30, com transmissão pelo Youtube, Facebook, LinkedIn. O coordenador do NESPro, professor Júlio Barcellos, vai debater com agropecuaristas sobre suas trajetórias pessoais, decisões, planejamentos e gestão de sucesso.

 

Barcellos destaca a importância de comemorar os 15 anos do NESPro, que tem sido referência na academia e na sociedade: “A nossa diferença sempre foi o interesse em fornecer conhecimentos, inovações tecnológicas e análises que também possam ser utilizadas pelas entidades que estabelecem as diretrizes do segmento e não se restrinjam apenas ao âmbito acadêmico". Além do evento, o 15º aniversário do Núcleo será marcado também pelo lançamento de uma nova identidade visual e pela reformulação do site. Também a realização da XVI Jornada NESPro e do V simpósio internacional sobre sistemas de produção de bovinos de corte, que são eventos tradicionais e anuais, terão temática específica em alusão à data, com a inclusão de novas palestras, e discutirá o tema “As oportunidades para a bovinocultura de corte frente ao novo status sanitário no Sul do Brasil”.

 

Atualmente, a equipe do NESPro é constituída por 25 pessoas, entre bolsistas de iniciação – científica e tecnológica - mestrandos oriundos da Zootecnia e da Veterinária, doutorandos das áreas da Administração, Comunicação, Engenharia, Direito, Agronomia, Veterinária e Zootecnia, além de dois pós-doutorandos. Ao longo de 15 anos, o NESPro consolidou-se como referência na América Latina por meio da divulgação consistente, periódica e multidisciplinar de análises sobre a cadeia produtiva da carne bovina, envolvendo a Bovinocultura de Corte da produção ao mercado consumidor. Ao longo desse período, publicou 186 artigos em 69 periódicos de alto impacto com abordagens distintas, organizou 16 livros, ganhou mais de dez premiações e formou 49 mestres e 44 doutores. Destacam-se entre suas pesquisas os estudos sobre o uso da terra e a sustentabilidade no Bioma Pampa, perfil do consumidor de carnes, competitividade da pecuária de corte, formação de alianças de mercado para carnes certificadas, relações para o comércio de carne bovina Brasil-China, dor em animais e práticas de manejo focadas no bem-estar animal, entre outros.

Link: https://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/nespro-completa-15-anos-de-pesquisa-sobre-a-cadeia-produtiva-da-carne-bovina