A Associação Sulina de Criadores de Búfalos, em parceria com a Associação Brasileira e Federação Americana, prestou homenagem à memória do saudoso professor Harold Ospina Patino, que foi grande parceiro da Associação e da bubalinocultura gaúcha. Na solenidade realizada em 09/09/2021, Dia do Búfalo na Expointer, foi entregue uma placa à esposa do professor, Enga. Agra. Fernanda Varnieri Brito, durante atividades da entidade no Auditório da Federacite.

Emocionada, Fernanda agradeceu a homenagem e comentou sobre o espírito de atuação e constante dedicação do Prof. Harold ao seu trabalho. O diretor da Faculdade de Agronomia da UFRGS, Prof. Carlos Alberto Bissani, destacou as qualidades profissionais e humanas do homenageado e a excelência de seu trabalho na Universidade. Em 2020, por iniciativa dos alunos do Curso de Zootecnia, seu órgão de representação passou a ter a denominação Diretório Acadêmico da Zootecnia Harold Ospina Patino (DAZHOP).

Falecido em outubro de 2019, Harold era professor titular do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia / UFRGS, onde ingressou em 1997 e do qual foi chefe entre 2015 e 2019. Era integrante da Comissão de Ambiente e Sustentabilidade do CRMV-RS. Ele se formou em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agropecuárias da Universidade Nacional da Colômbia, cursou mestrado e doutorado em nutrição animal pelo PPG Zootecnia / UFRGS e desenvolveu pós-doutorado na Universidade de Guelph, Canadá.