ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS

 

Orientações Gerais Para a Realização dos Estágios Obrigatórios em Zootecnia

 

O Curso de Zootecnia possui dois estágios obrigatórios, que devem ser realizadas em momentos distintos do curso, de acordo com os pré-requisitos que deverão ser alcançados. São eles:

 

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM ZOOTECNIA I (120 horas)
Pré-requisito: - 90 créditos obrigatórios integralizados


ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM ZOOTECNIA II (450 horas)
Pré-requisitos: 200 créditos obrigatórios integralizados  e Estágio Obrigatório em Zootecnia I

                          

Local de estágio (concedente): de escolha do/a aluno/a. Deverá ser escolhida empresa rural, de produção de rações ou que possua atividades na área da Zootecnia. Seu professor orientador poderá lhe ajudar na escolha do local.

Orientador/a: de livre escolha do/a estudante. Deverá ser um professor do quadro permanente da UFRGS, de preferência que tenha experiência na área de estágio pretendida.

Supervisor/a: um profissional Zootecnista, Agrônomo ou Médico Veterinário que atue na concedente e que supervisionará as atividades do estagiário em campo.
 

DOCUMENTAÇÃO PARA INICIO DO ESTÁGIO E MATRÍCULA:
 

A partir de 31/08/2020 a matrícula na Atividade Estágio Obrigatório deve ser solicitada no mês que antecede o ínicio do estágio. Para solicitar a matrícula, o aluno deverá abrir o processo para assinatura da documentação de estágio via processo eletrônico (ver PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DURANTE O ERE ).

*O processo deve ser aberto com no mínimo 8 DIAS UTEIS DE ANTECEDÊNCIA do início do estágio para que todo o processo seja concluido a tempo.  A matrícula sera feita no momento em que a documentação do estágio for analisada e aprovada pela COMGRAD.

*Tenha também em vista que o registro da matrícula deve ser realizado no máximo até o penúltimo dia útil do mês anterior ao do início da realização do Estágio, para possibilitar a inclusão do estudante na apólice do seguro.

*Somente poderá ser realizado estágio com contagem máxima de 8 horas diárias e 40 semanais se o estudante não estiver cursando nenhuma disciplina.

* A UFRGS não exige convênio de estágio no caso do estágio obrigatório. No entanto, a empresa pode exigir.
Verifique isso. Lembre: convênio de estágio é diferente de termo de compromisso de estágio. ConVênio de estágio é um contrato entre a empresa e a UFRGS que regulamenta todos os estágios realizados na empresa, não só o seu. O termo de compromisso regulamenta  apenas o seu estágio. 
* Nenhum estágio poderá ter início sem que o termo de compromisso (TCE) tenha sido homologado pela Divisão de Estágios.
 
Documentos necessários:
 

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO (TCE) 

TERMO DE DECLARAÇÃO DISCENTE EM_ESTÁGIO (TDD)

DECLARAÇÃO DO ALUNO

 

 

DOCUMENTOS PARA A AVALIAÇÃO DOS ESTÁGIOS:

 

São três os documentos que devem ser providenciados para a avaliação do estagiário/a. São eles:

 

FICHA DE AVALIAÇÃO DO SUPERVISOR

FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

MODELO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO

 

Em nossa página, na aba estágios, você encontra modelo de relatório e os formulários a serem preenchidos.

Após o término de seu estágio, o estudante deve encaminhar todos os documentos para o endereço eletrônico da COMGRAD (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)com o seguinte título : Avaliação de estágio (I ou II) de (nome do/a aluno/a). Todos os documentos da avaliação devem ser anexados.

A Comgrad então encaminha estes documentos ao orientador/a de seu estágio, que deverá formular um conceito final para a atividade e informar à Comgrad via email.

 

 

ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO

Sempre remunerado, é desenvolvido como atividade curricular opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória e que poderá ser convertida posteriormente em créditos comprementares (ver resolução COMGRAD Zoot 02/2016 e Resolução CEPE 24/2006)

        No Estágio Não-Obrigatório, é obrigatório o estabelecimento de convênio entre o local de estágio (ou o Agente de Integração) e a UFRGS.  A aluno deve atender às condições acadêmicas da Resolução CEPE nº 40/2016 e da Resolução COMGRAD Zoot 03/2017 , que complementam a Lei nº 11788/08 (clique aqui).

Consulte as resoluções abaixo para saber os requisitos acadêmicos mínimos para realizar estágio não-obrigatório, bem como as novas exigências:

Resolução CEPE 40/2016 Normas_Estagios_Nao-Obrigatorios

Resolução COMGRAD Zoot 03/2017_Estágios_Não-obrigatórios

 

PROCEDIMENTOS PARA A SOLICITAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO- LEIA COM ATENÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA A SOLICITAÇÃO DE ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS (Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Hospital de Clínicas, Tribunal de Justiça ou a Justiça Federal de 1º Grau, Tribunal Regional do Trabalho 4ª Região, Ministério Público Federal - Procuradoria Regional da República da 4a Região, Procuradoria da República no Rio Grande do Sul) - LEIA COM ATENÇÃO

 

DOCUMENTOS:

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO

TERMO DE DECLARAÇÃO DISCENTE EM ESTÁGIO

 

INSTRUÇÕES PARA A CONCEDENTE:

INSTRUÇÕES PARA ASSINATURAS EXTERNAS DA CONCEDENTE

INSTRUÇÕES PARA A FORMALIZAÇÃO DE CONVÊNIO