Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, tem a satisfação de convidar a Comunidade Universitária para assistir à Defesa Pública da Dissertação de Mestrado do Engenheiro Eletricista Rafael Pischke Garske a realizar-se:

Data: 05/08/2020 – quarta-feira
Horário: 14h00min
A defesa será realizada através da plataforma MConf e será transmitida pelo link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/00138178

Banca examinadora: Profa. Dra. Symone Gomes Soares Alcalá – PPGEEC – UFGProf. Dr. Alexandre Balbinot – PPGEE – UFRGS
Prof. Dr. Paulo Roberto Eckert – PPGEE – UFRGS
Orientador: Prof. Dr. Edison Pignaton de Freitas – PPGEE – UFRGS

Título da Dissertação: ANÁLISE DO HISTÓRICO DE FALHAS DE SISTEMAS DE TRAÇÃO COM MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA POR MEIO DE REDES NEURAIS

Resumo:
“A mobilidade urbana é um dos principais problemas enfrentados pelas grandes cidades. O trem unidade elétrica (TUE) de passageiros é a melhor alternativa já que é um transporte a baixo custo e com alto volume de pessoas. Falhas durante a operação causam atrasos e transtornos tanto para passageiros quanto para os operadores. Esse trabalho analisa as falhas relacionadasaos motores de tração de corrente contínua dos trens e nos seus demais sistemas. Iniciando pelo levantamento de dados das falhas e das atuações para as suas soluções relacionadas à tração no período de 10 anos. Utilizando métodos de análise de dados como o escalonamento multidimensional e a análise de componentes principais. Foram criadas tabelasintegradas de controlede manutenção e falhas, definidas as atividades e selecionados os parâmetros adequados para uma melhor operação do motor e rastreamento de possíveis anormalidades identificadas no estudo.
Palavras-chave: Análise de falhas. Trem unidade elétrica. Motor corrente contínua. Escalonamento multidimensional. Matriz confusão. Redes neurais. Análise por Componentes Principais”