Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, tem a satisfação de convidar a Comunidade Universitária para assistir à Defesa Pública da Dissertação de Mestrado do Engenheiro Eletricista Rodrigo Borges Tavares a realizar-se:

Data: 31/07/2020 – sexta-feira
Horário: 09h00min
A defesa será realizada através da plataforma Google Meet e será transmitida pelo link: meet.google.com/bmn-htyr-cni

Banca examinadora:Prof. Dr. Rodrigo Padilha Vieira, PPGEE – UFSM
Prof. Dr. Ály Ferreira Flores Filho, PPGEE – UFRGSProf. Dr. Aurélio Tergolina Salton, PPGEE – UFRGSOrientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Eckert – PPGEE – UFRGS

Título da Dissertação: MODELAGEM DINÂMICA E ACIONAMENTO DE ATUADORES ELETROMAGNÉTICOS LINEARES DE ÍMÃS PERMANENTES

Resumo:
“Este trabalho apresenta um estudo teórico, computacional e experimental sobre o desempenho dinâmico e o acionamento elétrico de atuadores lineares síncronos de ímãs permanentes. Inicialmente, uma modelagem dinâmica genérica de atuadores lineares é realizada no referencial trifásico e em função do número de condutores ativos da armadura. Assim, o modelo proposto é diretamente aplicável em máquinas com topologias planas ou tubulares e para diversos arranjos de ímãs permanentes utilizados no sistema de excitação de campo. Na sequência, através de uma transformação de coordenadas, um modelo não linear é expresso no referencial bifásico síncrono. A seguir, esse modelo é linearizado em torno de um ponto de operação. Um atuador de topologia tubular é escolhido para validação da modelagem matemática. Simulações computacionais via método de elementos finitos e testes experimentais são realizados, sendo os resultados obtidos comparados aos fornecidos pelos modelos analíticos desenvolvidos. Dessa forma, o equacionamento apresentado é validado no domínio do tempo e no domínio da frequência. Por fim, um acionamento em malha fechada baseado em orientação de campo é implementado no atuador tubular. Os ganhos proporcional e integral do controlador são calculados a partir da resposta temporal desejada e da constante de força do dispositivo.

Palavras-chave: Acionamento elétrico. Arranjo de quase-Halbach. Atuadores lineares. Atuador linear tubular. Atuador síncrono. Ímãs permanentes. Modelagem dinâmica. Resposta em frequência.”